Testes serão encaminhados aos municípios e também contempla profissionais de segurançaPixabay
O governo de Pernambuco encaminhou nesta terça-feira (5) 90 mil testes rápidos de Covid-19 para os profissionais de saúde e segurança dos municípios do Estado. Os kits foram entregues no domingo (3) pelo Ministério da Saúde. A distribuição dos testes será feito pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems).
O quantitativo de testes encaminhado a cada cidade é acordado pelo critério populacional. A remessa anterior encaminhada pelo Estado aos municípios foi de 34,8 mil testes. Pernambuco tem celebrado o fato de ser o primeiro Estado no Brasil a criar um protocolo para testar profissionais da área da saúde.
De acordo com o Ministério da Saúde, devem ser testados profissionais da saúde e de segurança que completem sete dias desde o aparecimento dos sintomas. Caso tenha resultado negativo, estão aptos para retornarem às suas funções. Caso seja positivo, o paciente deve entrar em isolamento por 14 dias imediatamente. O mesmo procedimento é usado para pessoas que residem no mesmo domicílio que o profissional que testou positivo.
Na Região Metropolitana do Recife, três centros avançados de testagem da Covid-19 foram instalados pelo Governo do Estado e já estão realizando o teste rápido, além da coleta de material para o RTPCR (teste com prazo maior para resultado).
No Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco (Cefospe), na Boa Vista, no Recife, e no Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon-PE), no Complexo de Salgadinho, em Olinda, o funcionamento é de segunda a segunda, das 8h às 17h, para os profissionais de saúde e segurança em geral, além dos seus contatos.
Já na Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), no Bongi, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, o atendimento é exclusivo para os servidores que atuam nas sedes da SES (Bongi e Boa Vista). A marcação para os exames é feita pelos e-mails coletasede@gmail.com (Centro SES), coletacefospe@gmail (Centro Cefospe) ou coletacecon@gmail.com (Centro Cecon).
Fonte: Leia Já.
Nenhum comentário:
Postar um comentário