sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Mundo conhecerá, nesta sexta-feira, os grupos da Copa de 2014, no Brasil

 (Arte/Soraia Piva)



Faltam seis meses para a bola rolar na Copa do Mundo’2014, mas o pontapé inicial do Mundial começa nesta sexta-feira. Em evento realizado na Costa do Sauipe, litoral Norte da Bahia - com a narração do evento em tempo real no Superesportes -, serão definidos os grupos do torneio. A distribuição dos participantes nos potes levou em conta os critérios geográficos.

O sorteio começa às 14h e traz como ingrediente principal a possibilidade de um grupo da morte, com três campeões mundiais. A única situação pré-estabelecida é a presença no Brasil, país-sede, na posição 1 do Grupo A. No ensaio promovido pela Fifa, para evitar erros no evento, saiu a chave composta por Brasil, Itália, França e Austrália. Porém, a formação que vale só será conhecida na tarde de sexta.

Organizadora do Mundial, a Fifa não vê com bons olhos a presença de campeões mundiais no mesmo grupo. Por isso, a entidade resolveu adotar uma nova regra: o pote composto por equipes europeias (4) está com um integrante a mais em relação à última edição do torneio na África do Sul. Desta forma, será realizado um sorteio preliminar para que um europeu passe ao pote com os países da América do Sul e da África. Era para a França ser deslocada automaticamente para o segundo pote, por estar abaixo no ranking, mas o critério de sorteio foi modificado para preservar os franceses.

Chaves do torneio

Os cabeças de chave (melhores seleções conforme o ranking da Fifa de outubro) e o país-sede ficaram no pote 1: Brasil, Espanha, Alemanha, Argentina, Colômbia, Bélgica, Uruguai e Suíça.


O segundo pote traz sul-americanos (Chile e Equador) e africanos (Camarões, Nigéria, Argélia, Gana e Costa do Marfim). Neste caso, um europeu será incluído via sorteio e obrigatoriamente integrará um grupo com um sul-americano como cabeça de chave (Brasil, Argentina, Uruguai ou Colômbia).


O terceiro pote será composto por representantes da Ásia (Japão, Irã, Austrália e Coréia do Sul) e da América do Norte e Central (Estados Unidos, Honduras, Costa Rica e México).

Os clubes do Velho Continente estão no último pote: Holanda, Itália, Inglaterra, Portugal, Grécia, Bósnia, Croácia, França e Rússia.

O sorteio respeitará algumas determinações da Fifa. Dois sul-americanos, por exemplo, não podem estar no mesmo grupo. Cada chave pode contar no máximo com duas seleções europeias.

Cerimônia

O sorteio dos grupos será dirigido pelo secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, que terá a ajuda de oito ex-jogadores representando as seleções campeãs mundiais: Cafu (Brasil), Hierro (Espanha), Zidane (França), Cannavaro (Itália), Matthäus (Alemanha), Ghiggia (Uruguai), Geoff Hurst (Inglaterra) e Mario Kempes (Argentina). Houve treinamento para que eles se familiarizassem com o sorteio, evento a ser transmitido para 193 países.

Pelé foi convidado para ajudar a retirar as bolinhas dos potes, mas recusou. Apesar disso, o Rei de Futebol terá papel de destaque na cerimônia de acordo com a organização.

O sorteio terá 90 minutos e será assistido por cerca de 500 milhões de pessoas. Para entreter tanta gente, a Fifa realizará shows na cerimônia, todos exaltando a diversidade da cultura brasileira. A apresentação será feita pelos atores Rodrigo Hilbert e Fernanda Lima.

Alcione e Emicida cantarão “Brasil Pandeiro”, de Assis Valente. Vanessa da Mata e Alexandre Pires interpretarão “1 a 0”, de Pixinguinha. Em seguida, haverá uma apresentação da coreógrafa Deborah Colker. O encerramento será com Margareth Menezes e Olodum, com a música “We are Carnaval”.


Fonte::Diario de PE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário