quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Prefeitos apresentam experiências na gestão de resíduos sólidos

Prefeitos e ex-prefeitos de cidades pequenas, médias e grandes apresentaram há pouco, na 12ª Conferência das Cidades, suas experiências com a gestão de resíduos sólidos.
O representante dos municípios pequenos, prefeito de Tibagi (PR), Sinval Ferreira da Silva, afirmou que somente 16% dos materiais descartados na localidade vão para o aterro sanitário. Segundo ele, todo o restante é reaproveitado.

Sinval Silva também relatou que a prefeitura paga aos catadores o salário mínimo do estado, “superior ao mínimo nacional”, além de fornecer a eles uniformes e equipamentos de segurança.

Já o prefeito de Rio Grande (RS), Fábio de Oliveira Branco, representante dos municípios médios, apresentou o projeto Quero-Quero. Realizado nas escolas, o trabalho consiste na educação ambiental dos 20 mil alunos da rede municipal, de ensino infantil e fundamental. “O objetivo é que os alunos sejam multiplicadores para os pais”, explicou.

Curitiba

O engenheiro, urbanista e ex-prefeito de Curitiba, Rafael Grecca, explicou que, em sua cidade, o trabalho consistiu em respeitar a geografia da cidade. “A ideia curitibana é a de drenagem [da água das chuvas] por meio da construção de parques em torno de rios”, afirmou.

Na opinião do especialista, embora a adoção de tecnologias seja importante, “as cidades não precisam ser governadas, precisam ser educadas, porque elas só melhoram quando ocorre uma mudança é social”.

Realizada pela Comissão de Desenvolvimento Urbano, a conferência prossegue no auditório Nereu Ramos.

Fonte:Agência Câmara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário