sábado, 12 de novembro de 2011

Nota de repúdio a prefeitura municipal de São Lourenço da mata

Como sempre acontece em São Lourenço da Mata a administração municipal, na gestão do DR. Ettore Labanca, não prestigia e não incentiva as instituições de ensino superior em nossa cidade ou as pessoas que dele não comungam politicamente.

Quando direciona seus professores para outra cidade e outra faculdade, que não as que estão investindo tudo em São Lourenço da Mata e na melhoria da educação de nossos habitantes, ele tenta desprestigia-las.

É sabido, não só pelo prefeito Ettore Labanca como pelo Sr. secretário Amaro, que temos em São Lourenço da Mata duas instituições de ensino superior, a FAL E A FUNESO. Ainda poderíamos ter mais uma, também implantada por esses que vos fala (Universidade de Pernambuco – UPE) e que mantinha em nossa cidade o PROGRAPE, que por total descaso e incompetências dos que assumiram o projeto na atual gestão, simplesmente acabou-se. (por favor, não argumentem que não houveram inscritos para a formação de novas turmas.


Eu sei muito bem das dificuldades de se fazer novas turmas, afinal nós formamos 07 turmas no Pólo de São Lourenço da Mata enquanto estávamos a frente do projeto)

Não sou advogado da Faculdade Anglo/Lider mas sei, até pela grande experiência vivida na área de educação superior, que devem está fazendo das “tripas coração” para manter uma boa qualidade de ensino.

O Centro de Educação Madre Teresa representa a FUNESO, Instituição com 40 anos de mercado e que é uma das melhores faculdades do estado de Pernambuco. Todos em São Lourenço da Mata (na área de educação) conhecem a Funeso, tem algum amigo que estudou lá ou a própria pessoa fez sua graduação ou pós-graduação conosco, a exemplo da Vice-prefeita Iris Moura ou do Vereador Genildo Machado, entre muito outros.

O Pólo de extensão da Funeso em São Lourenço da Mata, dirigido por minha pessoa há três anos, pós-graduou em nossa cidade mais de 240 profissionais de ensino, dentre eles muitos gestores municipais. Alguns desses profissionais já estão lecionando em algumas faculdades na graduação e pós-graduação, direcionados por esse que vos fala.

Mantemos em nossa empresa, funcionários oriundos de nossa cidade e muitos dos professores que lá ensinam, são também de São Lourenço da Mata. Oferecemos cursos que vão da fonoaudiologia, enfermagem e todos, eu disse, todos os segmentos para a educação básica. Quando a prefeitura municipal vira as costas para as instituições de nossa cidade, ela também está virando as costas para todos os profissionais que lutam, aguerridamente, para melhorar a qualidade da educação em São Lourenço da Mata, sem que para isso esteja sugando dinheiro público e agarrados nas “tetas municipais”.


Quando os gestores municipais ignoram uma instituição como a FUNESO, em favor de outras que não investem ou investirão em São Lourenço da Mata, ela deixa claro que faz absoluta questão de fazer uma política de dependência financeira dos que os cerca.

Não adianta São Lourenço da Mata ser a cidade da copa se seus representantes simplesmente fazem absoluta questão de desprestigiar as suas raízes. Nosso grupo de diretores (Madre Teresa/Funeso) e onde parte dela (diretoria) é filha de São Lourenço da Mata, trabalha em nossa cidade há quase 15 anos, fomos responsáveis pela vinda do PROGRAPE/UPE onde graduamos aproximadamente 80% dos professores da rede e hoje estamos pós-graduando muitos destes prograpianos.


A qualidade que hoje oferecemos deve e precisa ser objeto de pergunta aos nossos alunos e ex-alunos e, por favor, perguntem na minha ausência.


Temos alunos vindos de Casa Amarela, Cidade Universitária, Barra de Jangada e Camaragibe (apenas para citar algumas localidades). Não pensem os senhores que estou preocupado com o quantitativo de dez professores, que infelizmente terão que sair de São Lourenço da Mata para se especializarem, mas na ação de desprestígio e falta de zelo do que é feito em nossa cidade. Infelizmente conseguimos observar isso não só na educação.


Trabalhamos nos resgate da dignidade da cidade e, sobretudo, no melhoramento do amor que os habitantes de São Lourenço da Mata devem ter por sua cidade, dentro e fora de nossa instituição. O que o poder público faz? Manda seus professores para uma instituição que nada tem haver com nossos hábitos e que pouco se importa com o nosso destino.


Neste ato de protesto quero poupar a figura do secretário de educação, afinal ele não é da cidade, não conhece intimamente nossas necessidades e com certeza não ficará na cidade quando se encerrar a administração da atual gestão ou de outra que estiver atrelada ao atual gestor.

Desprestígio, falta de educação e de respeito, em fim, infelizmente ainda se faz em São Lourenço da Mata uma política intimamente ligada as práticas do que se realizava na época das capitanias hereditárias, politica do café com leite e no é “dando que se recebe”.

Fica aqui meu voto de repúdio e de pesar pelas ações arcaicas, ultrapassadas, perseguidoras e de desrespeito aos que lutam pela cidade e seus habitantes. E ainda me perguntam por que razão eu não apoio a atual gestão. Enfim...

Fonte:Blog do Magno Dantas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário