terça-feira, 8 de novembro de 2011

Forte aparato policial para garantir segurança em 2014

A atual prioridade dos investimentos em segurança para a realização da Copa do Mundo em Pernambuco é a liberação de recursos para a construção da nova Área Integrada de Segurança (AIS), a 27ª e maior do estado. O centro vai ser erguido próximo à Arena, em São Lourenço da Mata, e contará com batalhão de polícia, delegacia, núcleo de identificação e posto do Corpo de Bombeiros. Aliado à estrutura, a criação do Centro de Comando de Controle Integrado, com monitoramento das mais de 1,5 mil câmeras, unidades de despacho (a exemplo da Ciods) e serviços de atendimento de emergência.

O projeto esteve na pauta dos assuntos discutidos nesta tarde de segunda-feira, na sede da Secretaria de Defesa Social (SDS-PE), entre gestores locais e representantes da Fifa e do Ministério da Justiça. "Existem o terreno, o projeto, a maquete e a aprovação. Só falta a liberação de recursos. E o Governo de Pernambuco já deu o sinal positivo. Quer a área construída até a Copa das Confederações", afirmou o coronel Ilídio Vilaça, coordenador da câmara temática de segurança para a Copa de 2014 e gerente geral de programas e projetos especiais da SDS.

Para o próximo dia 9, está marcado novo encontro entre autoridades estaduais e representantes do Comitê Organizador Local (COL) da Fifa, entre eles, a gerente de transporte e tráfego, Elaine Felske, para tratar justamente do assunto da qual é especializada. Durante a manhã, vai haver inspeção na Arena. À tarde, explanações.

"As comissões fazem visitas regulares às sedes para fazer relatórios e ver aonde vai direcionar os investimentos. Um dos pontos importantes é a uniformização dos procedimentos da polícia. O turista, por exemplo, quando for acompanhar uma seleção, não pode sentir a diferença de tratamento", explicou Vilaça.

O pacote de segurança pernambucano envolve 403 projetos. "O que não for aprovado para receber verba federal, vamos pleitear ao Estado. São planos sustentados em legado e integração. Para a população usufruir mesmo após a Copa", frisou o coronel.

Fonte:Diario de Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário