sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Arqueólogos encontram peças históricas no terreno da Arena Pernambuco

Peças arqueológicas anteriores ao Descobrimento do Brasil foram encontradas onde será construído o estádio de Recife para a Copa. O terreno de 270 hectares fica no município de São Lourenço da Mata, a 22 km da capital pernambucana.

O local passa por um estudo de especialistas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que mantém um laboratório no local. Segundo o jornal “O Globo”, os arqueólogos encontraram fragmentos de cerâmica de índios tupi-guaranis que povoavam a região antes da chegada de Cabral.

O jornal também informa que foram descobertos pedaços de louças portuguesas e inglesas, de um período que cobre os séculos XVII a XIX. Esta semana surgiram restos do que aparenta ser uma muralha de engenho de roda d’água, utilizada na moagem de cana.

Segundo o jornal, já foram efetuadas mais de 200 sondagens, cavadas 160 trincheiras e feitos mais de 170 cortes em busca de material arqueológico. As peças podem ser reunidas em um museu na região.

As escavações arqueológicas são exigência da legislação brasileira em locais onde hajam grandes obras. A previsão é que as pesquisas terminem em 15 de outubro, dando lugar às obras do estádio pernambucano.

Portal 2014

Um comentário:

  1. É pena que o material arqueológico achado em São Lourenço não ficará na cidade, por não dispor de nem um museu ou qualquer coisa parecida. O patrimônio, na verdade não tem onde ser acondicionado neste minicípio. A memória da cidade, construção ou preservação do patrimônio não tem prioridade. Continuaremos desmemoriados culturalmente. Se há algo planejado (duvido muito) não se teve preocupação em se divulgar. Depois vão aparecer dizendo que tinha plano para isso. Conversa fiada. O povo (alguns dessa massa) continuará ignorando o fato a não ser que desperte (difícil, mas possível) e cobre mesmo dos autorizados (não autoridades).

    ResponderExcluir