quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Hemope realizou coleta de doação de sangue no município

O ato de salvar uma vida é algo que eleva o bem-estar não só para quem é salvo, mas também para quem promove este salvamento. E foi com este objetivo que muitos são-lourencenses se solidarizam com a proposta da Fundação Hemope, nesta quinta-feira (3).Um posto itinerante do órgão instalado no Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas (CODAI), que funcionou das 9h as 17h, no centro do município, recebeu diversas doações. A iniciativa foi encabeçada por alunos e educadores da Escola Estadual 10 de Agosto, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde.

Quem tiver interesse em doar sangue periodicamente, basta dirigir-se ao centro do Hemope, no Recife. Para isso, precisa ter entre 18 e 65 anos, peso acima de 50 quilos, e ter boa saúde. É preciso também apresentar algum documento oficial de identificação com fotografia (identidade, carteira de trabalho ou carteira de motorista), e não ter tido doenças como hepatite, malária ou doença de chagas, além de doenças sexualmente transmissíveis (sífilis, AIDS, etc).

O Hemope também recomenda as pessoas que forem doar de não ingerir bebida alcoolica 24 horas antes do procedimento. Comparecer ao local da doação bem alimentado, evitando apenas alimentos gordurosos. Para aqueles que já doam regularmente, é preciso obedecer ao intervalo de doação, que é de 90 dias (três meses) para homens e 120 dias (quatro meses) para as mulheres. Mulheres grávidas ou amamentando não podem doar, assim como pessoas que esteja fazendo uso de medicação controlada.

Para outras informações basta ligar gratuitamente para o Disque Doação de Sangue do Hemope, pelo 0800-081-1535.

Fonte: Prefeitura de São Lourenço da Mata

Nenhum comentário:

Postar um comentário