quarta-feira, 29 de abril de 2009

Secretaria das Cidades lança pacote para construção de cerca de 4.000 moradias

Por meio da Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab), a secretaria das Cidades lançou nesta quarta-feira (29), um pacote de licitações e obras para a construção de cerca de 4.000 casas, que devem beneficiar um total de 20.000 pessoas em todo o Estado de Pernambuco. As novas moradias já estarão incluídas no programa estadual Minha Casa, que tem como meta construir 22 mil habitações em Pernambuco, até 2010. Até agora, 6.344 casas já foram construídas. Estas moradias já estavam previstas para serem construídas, antes do novo pacote habitacional do Governo Federal e não integram a meta do programa Minha Casa, Minha Vida, que é construir 44 mil casas no Estado.

As novas moradias serão construídas com recursos estaduais, municipais e diferentes seguimentos do Governo Federal: Programa de Subsídio à Habitação (PSH), Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e o Fundo Nacional de Interesse Social (FNHIS). As obras irão orçar em torno de R$ 110 milhões, tanto na Região Metropolitana do Recife (RMR), como na Zona da Mata, Agreste e Sertão.

No entanto, além de moradias, alguns dos projetos de habitação também contam com ações de infraestrutura, como no caso dos municípios de Pesqueira, Timbaúba e Moreno, que também devem receber obras de pavimentação nas ruas, drenagem, esgotamento sanitário, abastecimento d’água e eletrificação das casas e vias públicas.

O Minha Casa é o programa habitacional do Governo do Estado, sob a responsabilidade da secretaria das Cidades. O programa é prioritariamente voltado às famílias de baixa renda, que correspondem a 91% do déficit habitacional de Pernambuco. Segundo dados do IBGE, o Estado possui uma defasagem de 403.842 casas.

Folha online

Nenhum comentário:

Postar um comentário