quinta-feira, 30 de abril de 2009

São Lourenço da Mata comemora Dia do Pau-Brasil

O prefeito de São Lourenço da Mata, Ettore Labanca (PSB), realizou na manhã desta quinta-feira (30), o plantio de uma muda do Pau-Brasil na praça Dr. Araújo Sobrinho, em frente a Prefeitura. Participaram também da solenidade o reitor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Valmar Correia Andrade, o secretário de Educação do município, José Amaro Barbosa, além dos demais secretários, vereadores, alunos, professores da rede municipal, e servidores.

O evento teve início com a chegada das bandas marciais do Ginásio Pernambucano, de Recife, e da Escola Confederação do Equador, de Paudalho. Logo em seguida, houve uma apresentação de fantoches dos alunos da Escola Municipal Clodoaldo Gomes de Araújo, lembrando a importância da preservação do Pau-Brasil. Em seguida, o coral Nossa Canção, da mesma escola, apresentou uma música sobre o tema. A letra foi escrita pelo aluno Alexandre Eugênio, da 8ª série. Também houve a apresentação de um poema, por alunos da Escola Municipal Apolônio Sales.

A cerimônia teve continuidade com o hasteamento das bandeiras do Brasil, Pernambuco e São Lourenço da Mata, Capital do Pau-Brasil. Logo após, o prefeito Ettore Labanca, o reitor Valmar Correia e o secretário José Amaro Barbosa, realizaram o plantio de uma muda da espécie. Labanca também ressaltou, em discurso, a importância do Pau-Brasil para o município. “Precisamos convencer as pessoas da preservação desta espécie. O Pau-Brasil é um elemento importante da história do nosso país e São Lourenço da Mata está fazendo sua parte”, lembrou.

Um dos objetivos deste evento foi despertar a conscientização da população para a preservação deste elemento. De acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama), o Pau-Brasil faz parte da lista de espécies ameaçadas de extinção e São Lourenço da Mata possui a maior área de preservação do país, na Reserva Tapacurá. De acordo com a Lei n° 6.607, de 07 de dezembro de 1978, o Pau-Brasil foi declarado Árvore Nacional.

Renata Gondim - Secretária de Comunicação

Raphael Coutinho – Repórter

Nenhum comentário:

Postar um comentário