quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Jairo Pereira tem candidatura impugnada por ser enquadrado na lei da Ficha Limpa

O candidato à Prefeitura de São Lourenço da Mata pelo PSDB, e ex-prefeito do município, Jairo Pereira, teve a sua candidatura indeferida no início da tarde desta quarta-feira (8), pela juíza eleitoral do município, Dra. Marinês Marques Viana, por “incidência de inegibilidade”. A sentença que enquadrou o tucano na lei da Ficha Limpa é baseada no parecer do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que rejeitou as contas referentes ao exercício do seu mandado de 2003 e 2006, sendo as sentenças respaldadas posteriormente pela Câmara de Vereadores. 

Contra Jairo Pereira, pesam acusações de superfaturamento em obras públicas, despesas efetuadas com empresas fictícias, irregularidades em licitações da saúde, terceirização indevida de mão de obra, não cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal, não cumprimento da aplicação mínima de recursos do Fundeb, dentre outras. 

Jairo Pereira tem como vice o seu filho, Bruno Pereira, e trava a disputa com o atual prefeito, Ettore Labanca (PSB), que hoje lidera as preferências de intenção de voto. De acordo com pesquisa publicada pela Folha de Pernambuco na última segunda-feira (6), o tucano tem apenas 16% dos votos, contra os 49% de Labanca.



3 comentários:

  1. de onde foi esta pesquisa pois a feita pelo governador mostra empate técnico,a luta continua e vamos deixar de apelação e colocar o que é de correto.

    ResponderExcluir
  2. de onde foi esta pesquisa pois a feita pelo governador mostra empate técnico,a luta continua e vamos deixar de apelação e colocar o que é de correto.

    ResponderExcluir
  3. Enquanto houver sol... ainda haverá...
    Jairo vai recorrer da decisão da juizá Marinês Marques, de impugnar sua candidatura a Prefeito em São Lourenço da Mata.


    Por Mirella Araújo
    Da Folha de Pernambuco
    O prefeiturável Jairo Pereira (PSDB) teve sua candidatura majoritária indeferida, ontem, pela juíza da 13ª Zona Eleitoral de São Lourenço da Mata, Marinês Marques, por “incidência de inegibilidade”. A decisão foi baseada no parecer do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que rejeitou as contas do tucano referentes ao exercício do seu mandato de prefeito entre 2003 e 2006. O postulante terá que responder às acusações de superfaturamento em obras públicas, despesas efetuadas com empresas fictícias, irregularidades em licitações da saúde, entre outras.
    Procurado pela reportagem Jairo disse que as denúncias não correspondem com a verdade. Por isso, adiantou que recorrerá ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). “Eu acredito na justiça do TRE e serei inocentado. Só poderia ser enquadrado na Lei Ficha Limpa se tivesse cometido algum ato doloso, o que não é o caso. Isso nada mais é do que um jogo articulado pela oposição contra minha candidatura”, protestou. Segundo ele, a magistrada “foi infeliz e só se ateve à reprovação feita na Câmara de Vereadores”.
    O tucano afirmou que o único problema enfrentado na sua gestão foi com relação aos recursos investidos na área da Educação. Por lei, o município tem que investir 25% do seu orçamento para esta área, contudo a Câmara Municipal e o TCE constataram que apenas 22% teriam sido alcançados. “Os números apresentados por eles não batem com os que o contador da Prefeitura me passou. Eu sou médico e não contador, confiei totalmente na minha equipe. Os vereadores são todos contra mim e por consequência estão do lado do prefeito Ettore Labanca (PSB)”, disparou.
    Como a decisão da juíza saiu apenas no ínicio da tarde de ontem, Jairo afirmou que ainda não tinha sido comunicado, oficialmente, mas garantiu que irá recorrer. “Vou sair vitorioso do processo e nas urnas. Estou com a campanha a todo vapor, indo às ruas, conversando com as pessoas. No dia que eu deixar de acreditar na Justiça, será melhor ir morar na França, Irã ou em qualquer outro país”, reforçou.
    O prazo para os julgamentos de impugnação de candidatura foi encerrado no último domingo, mas, de acordo com o assessor da Corregedoria do TRE, Orson Lemos, em alguns municípios esse período foi prorrogado. “A cidade de São Lourenço da Mata é um dos lugares que ainda estão em processo de julgamento. Ainda restam 23 processos a serem julgados pela Zona Eleitoral”, explicou Lemos.

    ResponderExcluir