quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Em PE, projeto oferece 2 mil vagas de capacitação para autônomos



Quem trabalha por conta própria e quer se aperfeiçoar no que faz pode se inscrever, a partir desta terça-feira (28), no projeto "Ideias". Serão oferecidas cerca de duas mil vagas, através de cursos no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). As inscrições devem ser realizadas no site da Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo (STQE).

As oportunidades de capacitação são para empreendedores individuais ou autônomos, que passam a ter agora também uma nova agência do trabalho direcionada ao setor. A nova agência fica localizada na Rua da União, na Boa Vista, centro do Recife. “A agência de trabalho é muito conhecida na intermediação do trabalho assalariado, com vínculo empregatício, mas o trabalho individual está ganhando cada vez mais importância na vida das pessoas e das empresas. Hoje, em Pernambuco, temos mais de 90 mil empreendedores individuais formalizados, além de uma grande quantidade de autônomos que podem se formalizar”, contou Antônio Carlos Maranhão, secretário de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo.

As vagas, inicialmente, estarão disponíveis em dez municípios pernambucanos, e são direcionadas a profissionais como diaristas, mecânicos, técnicos em refrigeração e eletricistas. “Todos os serviços são gratuitos; podem se capacitar desde para realizar um pequeno plano de negócio, um cálculo de custo, de gerenciar, até numa capacitação especifica, como refrigeração, pedreiro, gesseiro, no comércio de cosmético”, disse Antônio Carlos Maranhão. Dentro do projeto, os alunos irão também ter orientações para desenvolver melhor a administração do negócio. “Não é só para falar de capacitação, mas também de acesso a crédito, a serviços financeiros”, completou Ana Cláudia Dias, secretaria-executiva de empreendedorismo.

Os primeiros cursos estão previstos para começar em 21 de setembro, mas as inscrições acontece até que as 2 mil vagas sejam preenchidas. Quando a pessoa se inscrever, ela será informada sobre o local onde deve ser feita a matrícula. As cidades que oferecem os curso são Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Caruaru, Garanhuns, Goiana, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista, Recife e São Lourenço da Mata.


Fonte :G1 PE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário