sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Procurador regional eleitoral recorre ao TRE e o TSE contra deferimento de registro de 22 candidatos


O procurador regional eleitoral Antonio Edílio Magalhães Teixeira ainda vai tirar o sono de muitos candidatos a prefeito no Estado de Pernambuco.

É que ele entrou com 22 recursos contra decisões do Tribunal Regional Eleitoral que deixaram de acatar a impugnação de candidaturas consideradas irregulares pelo Ministério Público.

Desse total, 08 são embargos de declaração, encaminhados ao próprio TRE, solicitando que as decisões sejam modificadas por ter havido omissão, contradição ou falta de clareza.

Os demais consistem em recursos especiais a serem ajuizados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília.

Dos 14 recursos, 07 tratam de candidatos a prefeito. O Ministério Público contesta, junto ao TRE, a manutenção da candidatura de João Mendonça (PSD-Belo Jardim), que teve suas contas julgadas irregulares pelo TCE e pela  Câmara de Vereadores por improbidade administrativa.

Também houve embargos de declaração contra a decisão do TRE que permitiu a candidatura de Daniel Alves Lima (Chã Grande), cujas contas foram rejeitadas pelo TCE quando ele era prefeito.

Junto ao TSE, a Procuradoria Regional Eleitoral de Pernambuco tenta reverter a decisão que deferiu os registros de candidatura de Silvino Duarte (Garanhuns) e José Édson Cristóvão de Carvalho (Tabira), conhecido como “Dinca” (PSB), que também tiveram contas rejeitadas pelo TCE.

Também foi encaminhado ao TSE recurso contra a manutenção da candidatura de Inácio Manoel do Nascimento (Nino) a prefeito de Nazaré da Mata. Ele teve contas de convênio rejeitadas, em decisão irrecorrível, pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

Nos três casos, o Ministério Público aponta “ato doloso de improbidade administrativa”.
Embora se encerre neste sábado (1º/9) o prazo para interposição de recursos, o procurador regional eleitoral explica que ainda poderá recorrer de algumas decisões nas próximas semanas.

Isso porque, segundo ele, alguns julgamentos ainda não foram concluídos pelo TRE, e só depois disso é que o Ministério Público Eleitoral poderá tomar uma posição. É o caso, por exemplo, de José Bartolomeu de Almeida Melo (PDT)– o Beto da Usina – candidato a prefeito de Palmares, cuja impugnação será julgada na próxima terça-feira (4/9).

Fonte:Blog de Inaldo Sampaio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário