sábado, 7 de dezembro de 2013

Secretario estadual da Copa diz que Pernambuco teve menos sorte dessa vez


Apesar de valorizar a presença de dois campeões do mundo na Arena Pernambuco na primeira fase da Copa (Alemanha e Itália), o secretário extraordinário da Copa no Estado, Ricardo Leitão, reconheceu que Pernambuco não contou a mesma sorte no sorteio dos grupos que teve na Copa das Confederações. Leitão, no entanto, lembrou que, nas oitavas de final, outro campeão pode atuar em São Lourenço da Mata.


"Não temos nenhum clássico como na Copa das Confederações, quando tivemos logo no primeiro jogo um duelo entre Uruguai e Espanha. Mas temos boas partidas, com seleções que têm grande capacidade de levar turistas, como Alemanha e México. A Alemanha é o único país europeu que escapou bem da crise do Euro. Ainda poderemos ter no quinto jogo o vencedor do Grupo D, que deve ser Itália, Inglaterra ou Uruguai. Seria outro jogo com bom padrão de qualidade", destacou.


"Não tivemos a mesma sorte da Copa das Confederações, mas estou satisfeito com resultado sorteio. Não teremos no início seleções tão poderosas. O ideal também seria que todas as seleções fossem novidades (Além da Itália, o Japão também esteve na Arena Pernambuco na Copa das Confederações). Mas teremos bons jogos", disse o secretário, resignado .



Além de Itália x Costa Rica e Alemanha x Estados Unidos, os outros dois jogos que serão realizados no Estado reúne seleções com pouca tradição. Um deles, o já citado Japão, que enfrenta Costa do Marfim, no primeiro jogo da Arena Pernambuco na Copa, dia 14 de junho. Já no dia 23 de junho (véspera de São João), o estádio recebe México e Croácia, no mesmo horário do último jogo do Brasil na primeira fase, contra Camarões, às 17h, em Brasília.



Mesmo assim, os governantes pernambucanos não temem um público fraco para essa partida. O secretário de esportes e da Copa da Prefeitura do Recife, George Braga, aposta em uma invasão de mexicanos para evitar um fiasco.



"A Copa do Mundo tem uma característica diferente da Copa das Confederações, quando praticamente todo o público era formado exclusivamente por moradores do Grande Recife. Agora teremos muitos torcedores de fora. E historicamente, o México é a seleção que mais atrai torcedores. Além disso, a partir de agora já teremos um mapa para trabalhar mais forte a divulgação do Recife nesses países. A lotação da Arena Pernambuco é de 45 mil. Não é muito um número gigatesco e sim algo bem razoável", encerrou Braga.



Segurança
Outros aspecto destacado pelos governantes locais foi quanto a segurança. Principalmente pelo fato de Pernambuco receber um dos três jogos dos Estados Unidos na primeira fase (ou outros serão em Manaus e Natal).



"É preciso pensar na segurança da Copa como um todo. Normalmente os Estados Unidos requer uma segurança maior do que outras seleções pelo fato de ser um país que já foi alvo de ataques terroristas. Mas estamos preparados nos órgãos federais, estadual e municipal para trabalhar em conjunto também com o consulado americano. Não vejo nenhuma dificuldade específicas, mas sim uma atenção maior", reconheceu Ricardo Leitão.

Fonte::Diario de PE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário