quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Bezerra Coelho depõe no décimo dia de "terremoto"

Nesta quinta-feira (12) completam-se dez dias ininterruptos de denúncias, questionamentos e explicações envolvendo o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho. E o PSB torce para que a ida do pernambucano ao Congresso Nacional, nesta data, encerre de uma vez por todas o terremoto. Um gesto político que, se bem executado, irá somar-se à blindagem providenciada pelo Planalto e evitar que Bezerra se converta no sétimo ministro a entrar para a faxina da presidente Dilma Rousseff.

O governador Eduardo Campos demonstra confiança na desenvoltura de Bezerra diante da comissão de oito senadores e 16 deputados federais incumbida de sabatinar o ministro. Após evento nesta quarta (11) no Palácio do Campo das Princesas, porém, não escondeu a irritação ao ser instado a comentar o caso. Diferentemente da postura que vinha adotando, de comentar os seguidos episódios da crise no ministério, o governador preferiu não entrar em detalhes sobre o depoimento do correligionário no Senado.

“Não tenho absolutamente nada a comentar sobre isso. As coisas que eu tinha para falar sobre o tema nós já falamos. Amanhã (hoje) Fernando vai, porque tomou a iniciativa de ir, prestar todos os esclarecimentos. Acho que na vida pública a gente deve agir assim. A imprensa tem um papel fundamental na democracia, que é esclarecer, que é investigar, apurar”, afirmou Eduardo.

Na Comissão Representativa do Congresso Nacional estarão apenas quatro parlamentares da oposição. O governador destacou o papel do Congresso no caso, mas ressaltou que o PSB não aceitará pré-julgamentos. “O Congresso tem um papel importante, que é expressar a diversidade da opinião. Então, essa é uma oportunidade, sem pré-julgamentos, sem açodamentos, com muita tranquilidade e humildade na vida pública, de esclarecer aquilo que é indagado. Eu acho que amanhã (hoje) ele vai ter oportunidade de responder não só aos congressistas, mas também às perguntas que porventura a mídia nacional tenha a fazer”, ponderou, encerrando o assunto.

Aliado de primeira hora do governador, o prefeito de São Lourenço da Mata e ex-secretário de Articulação Política do Estado, Ettore Labanca (PSB), opina que Bezerra esclarecerá todas as dúvidas que ficaram no ar nos últimos dez dias. “Ele já tem dado todas as respostas, mas muita gente não tomou conhecimento. Será a oportunidade de restabelecer a verdade.” O socialista avalia que o sentimento do PSB local é de que não existe nenhuma prova de corrupção praticada pelo ministro, o que o deixa numa situação confortável perante a presidente Dilma Rousseff.

Quanto ao projeto de pré-candidatura a prefeito do Recife de Fernando Bezerra, nos bastidores do partido já se admite recuar. Basta o PT, atualmente no comando da gestão, unir a Frente Popular e convencer o PSB da própria viabilidade. Assim, o desgaste político de Bezerra não ficaria marcado como o motivo da desistência.

Fonte:Jornal do Commercio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário