quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

Câmara dos Deputados corre para aprovar PEC que aumenta imunidade parlamentar

Após a prisão do deputado Daniel Silveira e a crise institucional entre o Congresso e o Supremo, a Câmara dos Deputados correu, ontem, para aprovar por 304 votos a 154, à tramitação de uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que cria novas regras para a imunidade parlamentar e a prisão de deputados e senadores.

A pressa foi tão grande que os deputados não quiseram analisar o mérito do texto, ou seja, o conteúdo final somente os aspectos formais. A PEC é a forma que a Mesa entendeu como reação à prisão em flagrante do deputado Daniel Silveira (PSL-RJ), determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Se essa emenda for aprovada, a prisão de parlamentares só poderá ser feita para crime inafiançável. Ficando claro que o presidente Arthur Lira prefere o corporativismo a opinião pública.

RELATORIA – O deputado pernambucano Fernando Rodolfo (PL) foi escolhido como relator do Conselho de Ética no processo do deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ). Rodolfo disse que vai fazer com rigor a função.

QUESTIONOU – O PROS entrou no Supremo contra a reeleição de presidência da Assembleias em oito estados da federação. Eles querem uma nova eleição, inclusive em Pernambuco. A justificativa é similar ao veto que Maia teve de concorrer a reeleição na Câmara.

ACENO – Em seu discurso de posse o novo ministro da Cidadania, João Roma destacou alguns líderes políticos pernambucanos como os ex-governadores Joaquim Francisco, Marco Maciel e Gustavo Krause. Ele trabalhou e militou ao lado dos três citados. Mesmo não gostando da indicação, Roma fez questão de fazer um agradecimento ao ex-prefeito de Salvador, ACM Neto.

RÁPIDAS

LÍDER – Agora é oficial! Sebastião Oliveira é o novo líder do Avante na Câmara dos Deputados. Parece que o processo da antiga sigla caducou. Sebá aumenta sua influência em Brasília às vésperas de mais uma eleição.

ELOGIADO – As medidas impostas pelo Governo de Pernambuco no combate à pandemia foi bastante elogiado. E deu o norte pra que muitos prefeitos de outras regiões seguissem a longe

PINGA-FOGO: Anderson Ferreira e Miguel Coelho chegarão a um entendimento para 22?

Fonte: Blog do Elielson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário