terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Oposição pode ter mais de um nome concorrendo ao governo de Pernambuco?

Em 2006, Jarbas Vasconcelos dominava o estado e apresentava o seu candidato a governador que seria o próprio vice: Mendonça Filho. Ali, Mendonça já conseguia juntar em torno de si vários nomes e quase toda a União Por Pernambuco. Na oposição, três nomes se levantaram para tentar tirar Jarbas e Mendonça do comando do estado: Armando Monteiro (PTB), Humberto Costa (PT) e Eduardo Campos (PSB). O que tinham em comum? Eram da base de apoio do então presidente Lula.

Agora, chegamos a 2021 com um cenário parecido. Em Pernambuco, pelo menos dois nomes que estarão em uma provável disputa pelo governo de Pernambuco são da base do presidente da república. Em 2006, Armando fez um gesto com Humberto Costa e retirou sua candidatura para apoiá-lo,indicando o vice. Mas o PSB continuou com a candidatura de Eduardo Campos que foi para o segundo turno e com toda a oposição junta derrotou Mendonça Filho. 

Hoje, temos Anderson Ferreira (Prefeito de Jaboatão), Miguel Coelho (Prefeito de Petrolina) e Raquel Lyra (Prefeita de Caruaru). Todos, nomes de oposição e ainda correndo por fora mais no campo de esquerda a deputada federal Marília Arraes. Pode a oposição contar com pelo menos duas candidaturas ao governo e se unirem apenas no segundo turno como aconteceu em 2006? 

Acredito que sim. O difícil ainda é imaginar Marília Arraes dividindo o mesmo palanque que Jair Bolsonaro, pois caso haja um segundo turno e sendo o nome da base do presidente com certeza vai contar com o apoio dele aqui, caso isto ajude. Em 2018, Bolsonaro teve uma ótima votação no Recife mas perdeu feio nas demais cidades vencendo apenas em Santa Cruz do Capibaribe.

Diferente pelo menos no momento para Lula que se tornou querido em todo o estado de Pernambuco e ainda é um forte eleitor. A questão que pode ser levantada: Teremos Anderson Ferreira e Miguel Coelho disputando o governo de Pernambuco? Se o exemplo de 2006 valer para agora, podemos sim.

Revendo - Com a alta de casos de covid-19, muitos municípios pernambucanos estão revendo o calendário escolar. Alguns estão empurrando a volta às aulas para o mês de abril e muitos já falam em voltar apenas no mês de junho. Até lá, o sistema de ensino continuará de forma virtual com aulas online.

Em destaque - O deputado federal André Ferreira (PSC-PE) é o novo vice-líder do Governo na Câmara dos Deputados. Com bom trânsito na Casa, apesar de estar em seu primeiro mandato, o parlamentar pernambucano aceitou o convite para ajudar a gestão do presidente Jair Bolsonaro a destravar as principais reformas em tramitação. 

As prefeituras - O grande empecilho para que isto aconteça é que para Miguel Coelho e Anderson Ferreira disputarem o governo do estado precisam renunciar ao governo municipal. No cenário de um obter sucesso, o outro pode se tornar secretário, por exemplo, como aconteceu com Humberto Costa que foi secretário no governo Eduardo Campos. 

Salvação - Para tentar melhorar a imagem do presidente Bolsonaro no estado, o líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho já anda dando declarações favoráveis ao capitão. "Não fosse o presidente Bolsonaro, Pernambuco estaria quebrado com essa pandemia" disse FBC em entrevista à Rádio Jornal.

Grande esforço - O Prefeito Sivaldo Albino (PSB) da cidade de Garanhuns não tem tido descanso nesse início de governo. Em suas redes sociais o prefeito postou atendimentos em seu gabinete até mesmo em dia de domingo e saindo mais de meia-noite. Segundo informações, essa tem sido a rotina da administração do prefeito de Garanhuns que está colocando a casa em ordem, apesar da triste herança que recebeu do ex-prefeito.

Sem recursos - O deputado estadual Antonio Coelho (DEM) destacou, nesta segunda (22), durante audiência pública conjunta das Comissões de Justiça, Finanças e Administração Pública, que sem a solidariedade financeira do governo federal, Pernambuco não estaria apto para contratar novas operações de crédito como a que pleiteia junto à Assembleia Legislativa. O democrata disse ser incontestável que Pernambuco poderá voltar a contratar operações de crédito, no entanto, ressaltou que essa mudança de paradigma na administração estadual só foi possível graças à injeção de recursos federais, que assegurou o equilíbrio fiscal em momento de grande dificuldade devido à pandemia do coronavírus.

Rebatendo - O deputado estadual Aluísio Lessa rebateu o líder da oposição Antonio Coelho (DEM): "No Brasil, o presidente, quando não está andando de jet ski ou passeando de moto, está nas redes sociais, desrespeitando a dor das famílias enlutadas, chamando as pessoas de maricas ou frouxas por manterem o isolamento social. Para tentarem se credenciar diante desse desastre que ocupa o Palácio do Planalto, o senador Fernando Bezerra Coelho e seu filho, o deputado estadual, Antônio Coelho, procuram desabonar o trabalho do governador Paulo Câmara e sua equipe que, assim como as demais lideranças sérias deste país, pelejam desde o ano passado contra a Covid-19 e contra o obscurantismo" disse Aluísio.

Crédito Popular - Como forma de estimular a geração de emprego e renda no Recife em meio a um cenário de crise e retração econômica e de crise sanitária por conta dos efeitos da pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura do Recife enviou, nesta segunda-feira (22), à Câmara Municipal, o Projeto de Lei que propõe a criação do Programa Crédito Popular Recife, um dos compromissos  assumidos pelo prefeito João Campos.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whastapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com

Fonte: Blog do Silvinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário