quarta-feira, 18 de abril de 2012

CNM começa ação de coletas de dados em Municípios brasileiros

Em ação institucional, representantes da Confederação Nacional de Municípios (CNM) estão em diversos Municípios brasileiros neste mês de abril e em maio. O projeto foi acertado durante o Encontro Experiências Municipais – ocorrido em março, em Brasília – com objetivo de levantar dados reais e atualizados da gestão municipal.

Ao sugerir a atividade, o presidente da CNM Paulo Ziulkoski reforçou que a missão é buscar informações para mostrar  as outras esferas governamentais à realidade e pautar as reivindicações municipalistas. “Temos uma grande responsabilidade, vamos [as administrações participantes] representar todos os Municípios do País”, salientou Ziulkoski.

A visita aos Municípios também deve mostrar o desrespeito ao artigo V da Constituição Federal, que prevê o repasse de 1/3 do Produto Interno Bruto (PIB) aos Municípios –atualmente recebem menos de 17% – e apontar as atividades assumidas pelos Municípios que não são de sua responsabilidade.

O trabalho foi dividido em três etapas:
     * reunião com os gestores municipais para coletar dados técnicos de ações executadas pelo poder público municipal que não são de responsabilidade desta esfera; 
     * força-tarefa concentrada nas atividades de pesquisa nas secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social; 
     * compilação dos dados em relatório final que será entregue a presidenta da República, Dilma Rousseff, durante a Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, agendado para os dias 15, 16 e 17 de maio. 

Pref. Própria (SE)Para o secretário de finanças de Própria (SE), Francisco Carlos Cardoso, que participou do seminário em Brasília e acompanha o trabalho da CNM, a assessoria técnica vai ajudar a administração a direcionar os focos de investimentos públicos. “A partir dessa coleta de dados vamos identificar os principais problemas no Município e buscar a solução mais adequada para resolvê-los. Como também, a partir deste estudo, vamos ordenar os gastos de acordo com cada projeto que é da nossa responsabilidade”, acrescentou Francisco. 

Em Taquarana (AL), os técnicos da CNM também vão levantar informações sobre o desenvolvimento e financiamento das políticas públicas nos Município. O prefeito, Alay Correia, participou do Experiências Municipais e vai participar das atividades. Ele designou os secretários, os chefes dos setores contábil e do recursos humanos e outros servidores para integrar o processo.

Fonte:CNM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário