sábado, 25 de setembro de 2021

Miguel apresenta credenciais

 

Por Houldine Nascimento – interino

Na noite que antecede o ato de filiação ao Democratas, o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, disse estar com “as energias carregadas” para, em suas palavras, “construir um projeto de Estado e de futuro para Pernambuco”. A mensagem veio durante um encontro promovido com a imprensa, em um restaurante no Pina, Zona Sul do Recife.

Mesmo enfatizando que o propósito da reunião era o de confraternizar, o pré-candidato do DEM ao Governo de Pernambuco já deu algumas pistas sobre seu projeto, além de marcar posição contra a Frente Popular. Miguel falou em “devolver o brilho e a altivez” ao Estado, além de ressaltar indicadores ruins de Pernambuco.

“Nós temos o estado que mais cobra imposto no Nordeste e o que menos gera emprego no Brasil. É o pior estado em distribuição de água e o nono mais violento do Brasil. Está muito claro que o pernambucano está insatisfeito e tem o direito de estar. Cabe a nós, lideranças políticas, ter a habilidade e entender esse sentimento e poder ofertar ao eleitor um projeto que ele se sinta parte”, afirmou.

Miguel Coelho também disse não ter pressa e falou em “construir caminhos” para o pleito em 2022. Sobre uma eventual nacionalização na corrida eleitoral, o prefeito de Petrolina assegurou que não está preocupado: “Se você olhar as eleições nacionais e estaduais, o eleitorado pernambucano sempre votou desassociado. É óbvio que tem uma influência, mas o eleitor percebe a perspectiva do voto útil, o que melhor agrega ao seu estado.”

“Se a gente ficar falando muito de Brasil no debate estadual, a gente vai falar pouco de Pernambuco, e Pernambuco precisa ser tratado. A gente precisa gastar energia e tempo para encontrar uma solução para esses problemas que não são novos, mas continuam tirando o sono de 3,7 milhões de pernambucanos, que estão desalentados”, continuou. No jantar, também estiveram presentes o presidente estadual do DEM, Mendonça Filho, o deputado estadual Antonio Coelho e o deputado federal Fernando Coelho Filho, ambos do DEM.

Para o ato de filiação, hoje, são aguardados 500 políticos e convidados. Das lideranças nacionais, o governador do Mato Grosso, Mauro Mendes, os prefeitos de Salvador, Bruno Reis, e Florianópolis, Gean Loureiro, além do presidente nacional do Democratas, ACM Neto. Antonio Rueda, vice-presidente do PSL, partido que fará fusão com o DEM, também é aguardado, assim como o líder do Governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), pai de Miguel, Antonio e Fernando.

“Unidade continua” – Miguel Coelho comentou o anúncio da formação de um bloco oposicionista integrado por PL, PSDB, PSC e Cidadania, contendo ao menos dois pré-candidatos ao Governo do Estado: os prefeitos de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, e de Caruaru, Raquel Lyra. “Avalio como muito positivo, afinal de contas mostra que a gente está na mesma página”, disse. “Foi um movimento de parte da oposição em prol da oposição. Nem tentem criar uma separação porque não existe. A unidade continua”, prosseguiu.  

Aceno – Durante um breve discurso, o prefeito Miguel Coelho fez referência à deputada estadual Priscila Krause (DEM), um dos destaques do partido no Estado: “Não tenho como fazer esse agradecimento a Mendonça sem registrar também o acolhimento que recebi de todos do DEM, desde o nosso anúncio. Em nome da deputada Priscila Krause, que tem uma história belíssima dentro do partido e com certeza tem muito o que contribuir com esse projeto, mas acima de tudo com o futuro de Pernambuco.” Miguel também ressaltou que Priscila foi a primeira pessoa que ele procurou ao decidir ingressar no DEM, além de falar em gratidão. 

Incógnita – Paira uma indefinição sobre o destino de Priscila em 2022. Nos últimos dias, cresceram rumores sobre uma ida para o PSDB, que é presidido por Raquel Lyra em Pernambuco. A proximidade entre as duas é um fator levado em conta nessa especulação. Contudo, fontes de DEM e PSDB ouvidas pelo Blog negaram essa mudança, pelo menos por ora. Um aliado da própria Priscila definiu como “boato”. A boa relação com Mendonça pode pesar para a permanência. Como nada é definitivo na política, segue a dúvida.

Dia D – O Governo do Estado alertou os 184 municípios para o fato de 780 mil pernambucanos estarem com a segunda dose da vacina contra a Covid-19 atrasada. A data de hoje foi escolhida para esta mobilização visando à aplicação em massa do imunizante. “Estamos com 65% da nossa população vacinada com a primeira dose, mas apenas 33% com a imunização completa. É fundamental que consigamos avançar nesse público”, declarou o governador Paulo Câmara.

Covidário – Depois de o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, testar positivo para a Covid-19, outros integrantes do Governo Federal também foram diagnosticados com a doença: a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, e o chefe da Advocacia-Geral da União, Bruno Bianco. Filho “03” do presidente Jair Bolsonaro, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) também está com Covid. Ele não integra o Governo, mas esteve na comitiva presidencial que foi à ONU, assim como Queiroga.

CURTAS

DESPEITO – O vereador Neudo da Itã (DEM), de Carnaíba, se insurgiu contra as inúmeras homenagens feitas ao saudoso compositor Zé Dantas. “Eu quero saber o que tanto ele fez por Carnaíba para ter tanta honraria”, chegou a dizer sobre o conterrâneo ilustre, famoso pela parceria com Luiz Gonzaga.

MUTIRÃO – Liderado por Anderson Felipe e Severo, o projeto social Todos promove hoje, das 14h às 17h, um mutirão na comunidade do Bode, no Pina, Zona Sul do Recife. Atendimentos jurídico, psicológico, nutricional e de psicologia, aferição de pressão arterial e glicose estão entre os serviços ofertados na Rua Oswaldo Matos.

Perguntar não ofende: Priscila Krause seguirá no DEM?

Fonte: Blog do Magno Martins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário