quarta-feira, 29 de setembro de 2021

As fragilidades das chapas proporcionais da Oposição

 

A semana começou marcada pela federação dos partidos autorizada pelo Congresso Nacional nas eleições do ano que vem e o clima quente dentro do PSB por causa das movimentações do deputado Clodoaldo Magalhães. O que os dois fatos têm em comum é que a Frente Popular de Pernambuco ganha grandes chances de manter a ampla maioria das 25 cadeiras federais, como vem ocorrendo desde a reeleição de Eduardo Campos, em 2010.

Como se não bastassem as dificuldades, o cenário para a oposição beira o desalento. Ainda não há perspectivas de federalização dos partidos que militam contra o Palácio do Campo das Princesas. Já a fusão entre DEM e PSL se transformou no único projeto viável pela força dos Coelhos. Mesmo assim, cada partido precisará montar sua própria chapa e nela somar pelo menos 150 mil votos para sonhar com uma vaga em Brasília.

Olhando o mapa do estado, é difícil pensar que PTB, PSDB, Patriota, Cidadania e PSC consigam, cada uma, atingir esse patamar. Assim, as legendas que integram a base do PSB tendem a dominar a Câmara dos Deputados, e o placar de 20 a 5 para a Frente Popular não seria estranho às atuais circunstâncias. No bloco oposicionista, tendem a escapar o DEM/PSL, o PL (que absolverá os oriundos do PSC) e o Podemos, com Júnior Tércio e Ricardo Teobaldo como cabeças de chave.

ENCHENDO O MDB – O que se escuta nos bastidores é que o Palácio vai trabalhar para preencher a chapa de deputados federais do MDB. O deputado Augusto Coutinho, hoje no Solidariedade, deverá disputar a reeleição pela sigla emedebista, juntamente com Clodoaldo Magalhães (PSB) e o próprio Raul Henry, que preside o MDB no estado. Esse é um gesto diante da fidelidade canina do grupo de Jarbas Vasconcelos à Frente Popular, ao rifar a pré-candidatura de Miguel Coelho.

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA – Ao lado do governador Paulo Câmara, o prefeito João Campos lançou o programa de regularização fundiária batizado A Casa é Sua. Hoje, eles entregaram dez títulos de propriedade às famílias incluídas. Nesta primeira fase do programa, serão concedidos 308 títulos de posse. Foi firmado convênio de cooperação técnica com o Governo de Pernambuco e a PCR.

CAVALO SELADO – Em Caruaru, o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, disse que não vai se utilizar da estrutura para projetar a política, no caso, uma eventual candidatura. Com esse discurso, ele faz justamente o contrário do que muitos fizeram para estarem no mandato hoje. Ele poderá estar deixando o cavalo passar selado e acabar ficando na planície. Se estivesse na disputa para o Governo, por exemplo, poderia ser a nova força política estadual pela relação pessoal com o presidente Jair Bolsonaro.

RÁPIDAS

ENSAIANDO – Com a viagem de Raquel Lyra aos Estados Unidos, Rodrigo Pinheiro está assumindo interinamente a Prefeitura de Caruaru. Seu principal compromisso foi inaugurar uma praça ao lado do ministro Gilson Machado. Em seu discurso, Rodrigo falou em continuação, dando o tom do seu eventual mandato.

NOVA CASA – Sem possibilidade de montar chapa no Avante, o deputado federal Sebastião Oliveira deverá deixar a sigla para se filiar e disputar a reeleição pelos Progressistas. Sebá será um reforço de peso no partido comandado por Eduardo da Fonte.

POBREZA MENSTRUAL – A vereadora de Carpina, Cassia do Moinho (DEM) apresentou um projeto para distribuição de absorventes para alunas da rede municipal de educação. Um projeto com o mesmo conteúdo, de autoria da deputada pernambucana Marília Arraes (PT), foi aprovado no Congresso Nacional.

PINGA-FOGO: Daniel Coelho deixará o Cidadania para disputar a reeleição pelo PSDB?

Fonte: Blog do Elielson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário