Com a crise instalado no União Brasil, uma batalha interna parece inevitável e deve trazer desdobramentos e evidenciar as divisões entre correligionários. Uma ala da executiva do partido, liderada pelo ex-prefeito ACM Neto, está se movimentando para afastar Luciano Bivar do comando nacional da legenda. A situação atingiu um ponto crítico, com alegações de que o todo-poderoso do União Brasil estaria tomando decisões unilaterais, sem consultar a cúpula, gerando insatisfação a ponto de uma parte da executiva entrar em confronto.
Luciano Bivar, que é deputado federal e atual presidente nacional do partido, e ACM Neto, ex-prefeito de Salvador e secretário-geral da legenda, que também ocupa posição na cúpula nacional, estão protagonizando uma intensa batalha interna, parecida com o que ocorreu no Recife, quando o deputado federal Mendonça Filho conseguiu, na votação e na justiça, assumir o controle da sigla na capital pernambucana. Desta vez, o conflito teve início após Bivar intervir no diretório do Amazonas e convocar, de forma unilateral, uma convenção estadual na tentativa de eleger aliados. A sigla, que de União só tem o nome, possui um histórico de desfiliações e conflitos em estados como Rio de Janeiro, Pernambuco, Maranhão, Mato Grosso do Sul e Acre.
Devido à tensão no Amazonas, a maioria dos membros da executiva nacional, que representa sete dos dez integrantes, emitiu uma carta aos parlamentares do partido com duras críticas a Bivar. A insatisfação com o presidente da legenda aumenta a cada dia, e uma ala do União Brasil começa a trabalhar para evitar sua reeleição ao cargo, que será decidida em maio do próximo ano. Embora ainda não haja um nome de consenso para substituí-lo, a tentativa de impedir sua recondução ganha força entre as lideranças.
BASE DO GOVERNO — O MDB caminha para formalizar aliança com a governadora Raquel Lyra e deve contar com os deputados Jarbas Filho e Iza Arruda, o senador Fernando Dueire, o prefeito Paulo Roberto, Toninho Rodrigues e Tony Gel.
DECISÃO JUDICIAL — O TJPE confirmou o Estado na posse do Centro de Referência do Idoso, no bairro de Areias. A decisão tornou sem efeito a liminar que havia suspendido a primeira decisão, favorável ao Governo.
CONCEDIDO — O presidente da Câmara, Arthur Lira, autorizou o pedido do Governo de Pernambuco para a cessão de Alex Campos, que deixa a diretoria da Anvisa para assumir a presidência da Compesa.
ESPECULAÇÃO — Bastou a nova Secretaria de Cultura, Cacau de Paula (PSD), aparecer ao lado do Secretário de Turismo, Daniel Coelho, para surgirem os rumores de uma possível chapa no Recife com Daniel e Cacau.
PESAR — Políticos de todo o país lamentaram a morte do ex-governador do Rio e presidente de honra do Progressistas, Francisco Dornelles. Com currículo extenso, Dornelles possuía uma longa trajetória na política nacional.
Acompanhe em tempo real os fatos relevantes da política pelo Instagram do Foco Político.
Fonte: FocoPolítico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário