sábado, 26 de agosto de 2023

Pode sobrar pra Bivar

 
O União Brasil surgiu através de uma junção entre o antigo Democratas e o antigo PSL. O PSL cresceu muito após a eleição de Jair Bolsonaro em 2018, se tornando uma forte legenda e com uma fundo eleitoral de fazer inveja a outros partidos. Desde a criação do União Brasil, já se sabia que não teria muito êxito no comando da legenda tendo em vista se tratarem de figuras com bastante diferentes.

O que motivou a briga interna do União Brasil, foram decisões tomadas pelo deputado federal Luciano Bivar que segundo eles, não obedecem ao estatuto da legenda. Internamente já se iniciou um movimento para que o parlamentar perca o controle da legenda (algo que não será nada fácil). 

Em Pernambuco, não é a primeira vez que Mendonça Filho e Luciano Bivar entram desacordo. Mendonça inclusive é uma das lideranças nacionais que assinaram a nota conjunta questionando as decisões de Bivar e que demonstrou o incomodo dentro da legenda.

Segundo a nota, "Desconsiderando o que havia sido aprovado pela Executiva Nacional, Bivar tenta impor uma decisão individual que pode abrir um precedente inaceitável de desrespeito ao Estatuto, colidindo com o mais caro princípio de governança do União Brasil, que é o da colegialidade das decisões de natureza política. Essa, inclusive, uma pré-condição para a criação da legenda". O peso da nota é justamente por ser assinada pelo governador Ronaldo Caiado, além do ex-prefeito ACM Neto e por deputados e senadores da legenda. 

A verdade é que não é de hoje que o clima do União Brasil é de tensionamento, mas agora passou a ficar ainda mais claro e público. Não se sabe depois desse turbilhão se a liderança de Bivar no partido será mantida. No primeiro semestre do mês de maio de 2024, a legenda escolherá o seu comandante e diante de tais fatos, pode ficar ainda mais complicada a recondução de Bivar ao comando nacional da legenda.

Democrática

Ainda segundo a nota, os membros do partido defendem "uma Direção Nacional mais plural no União Brasil, onde o presidente nacional reúna com frequência o partido e as decisões estratégicas, municipais, estaduais e nacional, sejam tomadas pelo desejo da maioria" e não por uma pessoa apenas.

Apoio

O ex-deputado federal Sebastião Oliveira anunciou ontem que o Avante, vai caminhar com o prefeito João Campos na campanha pela sua reeleição. O anúncio foi oficializado na presença do próprio prefeito João Campos e do deputado federal Valdemar Oliveira que fizeram questão de exaltar a gestão do socialista no Recife.

Exemplo

Durante o anúncio feito pelo ex-deputado Sebastião Oliveira, ele lembrou da caminhada ao lado do ex-governador Eduardo Campos. "Seguimos a coerência da trilha que traçamos junto com Frente Popular de Pernambuco, desde 2006, quando apoiamos o saudoso governador Eduardo Campos, que inaugurou um novo tempo de governança e prosperidade no nosso Estado, onde a máquina moeu para o lado de quem mais precisava".

Mudança

O Governo do Estado informa que a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) terá novo titular. O economista e doutor em Engenharia de Produção Diogo Bezerra, atual secretário de Projetos Estratégicos, assume a pasta em substituição a Evandro Avelar. A governadora Raquel Lyra agradece a dedicação ao serviço público do ex-secretário no cumprimento da missão acordada desde que assumiu o cargo. 

Destaque

A deputada estadual Débora Almeida foi a única parlamentar tucana presente no seminário do partido. A parlamentar esteve ao lado do presidente nacional da legenda, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Fonte: Blog do Silvinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário