quinta-feira, 28 de abril de 2022

PT de Pernambuco unido em torno de Teresa Leitão

 

A retirada da pré-candidatura de Carlos Veras ao Senado Federal ontem a tarde foi uma demonstração de que o Partido dos Trabalhadores está unido em Pernambuco para brigar pela vaga de senador na chapa da Frente Popular. Os petistas não querem entregar a vaga de mão beijada ao deputado federal André de Paula tendo em vista o seu histórico de votações em pautas consideradas bolsonaristas. Teresa Leitão chegou a dizer que em uma disputa nacional polarizada como a atual, é necessário que tenha um petista brigando pelo Senado e não um aliado com viés bolsonarista.

Apesar das críticas e das votações de André no Congresso Nacional, o parlamentar sempre apoiou o PT ou o PSB desde a fundação do seu partido pelo presidente nacional Gilberto Kassab. O partido esteve em 2014 junto com Eduardo Campos na disputa nacional e em 2018, apoiou Fernando Haddad. 

Na Frente Popular o entrave é muito grande e apenas Lula poderá solucionar esta questão do Senado. O motivo é simples: a força da militância petista no estado é muito grande e um apoio a André de Paula poderia resultar em um corpo mole petista na campanha, bem diferente do que ocorreu em 2018 quando a militância abraçou com unhas e dentes o nome de Humberto Costa mesmo após todo o imbróglio envolvendo a retirada de Marília Arraes da disputa. Tanto que Humberto surpreendeu e foi o majoritário em uma disputa que envolvia nomes de peso como Jarbas Vasconcelos, Mendonça Filho e Bruno Araújo.

Talvez um apelo e pedido do ex-presidente Lula possa surtir o efeito favorável a André de Paula fazendo com que os petistas caiam de fato na campanha, mas não será fácil. A própria Teresa Leitão já chegou a abrir mão de disputar a vaga de vice, cargo oferecido pelo PSB ao PT nacional. Nos bastidores o que se diz é que a deputada estadual não atenderia nem mesmo um pedido de Lula para compor com Danilo Cabral cedendo a vaga do Senado. 

A montagem da chapa envolvendo o PT e o PSD era aguardada para o início desta semana, mas deverá mesmo ficar para o mês de maio. Enquanto isso, o PSB programa já com o ex-presidente Lula sua primeira vinda ao estado para o anúncio oficial que deverá ocorrer em maio.

Destaque - O deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos) é o novo presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados. Silvio Costa Filho foi eleito por unanimidade pelos deputados da comissão para exercer um mandato de um ano. Ele substitui o deputado paulista Celso Russomanno, que será o 1° vice-presidente.

Com Sebá - O deputado federal Sebastião Oliveira ganhou um reforço em sua caminhada pela reeleição. O prefeito de Machado, Juarez da Banana que recentemente declarou apoio a Marília Arraes para governadora, anunciou Sebastião Oliveira como seu deputado federal.

Cortesia - O pré-candidato a governador Anderson Ferreira acompanhado do pré-candidato ao Senado, Gilson Machado Neto, ambos do PL, fizeram uma visita de cortesia ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral André Guimarães. Anderson parabenizou a campanha realizada pelo TRE para que jovens entre os 16 e 18 anos tirem o título de eleitor. 

Bilhete Único -  A pré-candidata ao Governo de Pernambuco, Marília Arraes (SD), apresentou algumas de suas propostas voltadas para promover o desenvolvimento econômico com justiça social para os pernambucanos. Entre os principais pontos abordados por Marília estão a implementação do bilhete único para todo o Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife e uma série de investimentos e ações na área da Segurança Pública.

Eleição - No próximo fim semana, a Justiça Eleitoral estará de plantão em todo o Estado para atender os eleitores que buscam tirar o primeiro título, mudar o local de votação ou regularizar pendências para votar nas Eleições 2022. As Centrais de Atendimento ao Eleitor e os cartórios eleitorais estarão abertos, das 8h às 14h, nos dias 30 de abril (sábado) e 1º de maio (domingo). O objetivo é atender quem não conseguiu realizar esses serviços na modalidade on-line ou optou pela modalidade presencial. A data limite para o fechamento do cadastro eleitoral é no dia 4 de maio.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Fonte: Blog do Silvinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário