sábado, 30 de abril de 2022

Lula manda recado para Marília e declara apoio exclusivo a Danilo

 

Foto: Andressa Anholete/Reuters

O ex-presidente Lula, pré-candidato ao Palácio do Planalto, começa a delimitar o que pretende fazer na disputa pelo governo de Pernambuco. A sua declaração ontem de que tem apenas um candidato em Pernambuco e que ele será o deputado federal Danilo Cabral, joga um balde d’água fria nas pretensões da pré-candidata do Solidariedade, a deputada federal Marília Arraes.

A demarcação de posições de Lula atende a uma demanda nacional, uma vez que o PSB não só apoia sua postulação como indicou o vice Geraldo Alckmin na sua chapa. Mas não é a única justificativa. Marília saiu do PT para, de forma legítima, seguir com sua postulação ao Palácio do Campo das Princesas, porém essa saída do PT aconteceu de forma litigiosa tanto com quadros locais quanto com os quadros nacionais, especialmente com o ex-presidente Lula e a presidente nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann.

Portanto, não dá para fazer um paralelo das postulações de Marília Arraes e Danilo Cabral com as postulações de Humberto Costa e Eduardo Campos em 2006, quando os dois tinham sido ministros de Lula e suas candidaturas se deram de forma harmônica, tanto que quando o petista fazia eventos em Pernambuco, Eduardo e Humberto subiam no mesmo palanque e tinham uma convivência extremamente harmônica.

Um dos pilares da postulação de Marília é a sua relação com Lula, e a medida em que ficar claro para o eleitor de que a ex-petista abandonou o partido de Lula e que não tem a benção do ex-presidente, é possível que sua postulação sofra abalos nas pesquisas e na campanha propriamente dita.

Lugar certo – O pré-candidato a vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, afirmou estar no lugar certo quando se filiou ao PSB. De acordo com Alckmin, o partido tem nomes qualificados como os governadores Renato Casagrande e Paulo Câmara, recentemente premiados por ações em seus governos que melhoraram a educação, tornando-se referência para todo o país.

Títulos de propriedade – O deputado estadual Alberto Feitosa (PL) enalteceu a entrega dos títulos de propriedade rural pelo governo Jair Bolsonaro em todo o país, suplantando a soma dos governos FHC, Lula, Dilma e Temer, com mais de 340 mil títulos entregues. A informação foi repassada pelo diretor de Desenvolvimento e Consolidação de Projetos de Assentamento do governo federal, Giuseppe Serra Seca Vieira.

Descrença – Muita gente no meio político diz não acreditar na possibilidade de Eduardo da Fonte deixar a Frente Popular e levar o PP para a coligação de Marília Arraes. Eles avaliam que o progressista não teria ganho político nenhum fazendo esse movimento e se conseguir eleger uma bancada representativa  na Alepe será necessário em qualquer governo a partir de 2023.

Reduto – O Nordeste segue sendo a grande retaguarda da liderança de Lula nas pesquisas eleitorais, no Norte ele perde para Jair Bolsonaro com folga e no Sul, Sudeste e Centro-Oeste estão empatados tecnicamente, com Bolsonaro numericamente à frente no Centro-Oeste e Lula no Sul. Nestas três regiões concentram-se 65% do eleitorado brasileiro.

Inocente quer saber – Quando tem seu nome associado a Lula, Danilo Cabral cresce quanto nas pesquisas?

Fonte: Blog do Edmar Lyra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário