Não é novidade pra ninguém que os políticos só pensam naquilo, ou seja, eleições. Nem mesmo termina uma disputa, eles já começam a conjecturar o cenário da próxima eleição. Além da disputa municipal onde importantes prefeituras estarão em jogo, alguns atores já se movimentam com vistas a 2026, quando teremos duas vagas em disputa pelo Senado Federal, cujo mandato dura oito anos e confere ao ocupante grande prestígio na capital federal.
Atualmente, as duas vagas são ocupadas por Humberto Costa e Fernando Dueire, que está na condição de substituto de Jarbas Vasconcelos, que provavelmente não será candidato a um novo mandato nas eleições de 2026. Os dois têm a opção de disputarem a reeleição, mas além deles, outros nomes podem entrar no páreo.
Do lado da Frente Popular, surgem os nomes do deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos) e do ex-prefeito Geraldo Julio (PSB), enquanto pelo lado da governadora Raquel Lyra (PSDB), o deputado federal Eduardo da Fonte (PP), o ex-prefeito Anderson Ferreira (PL), o secretário de Turismo, Daniel Coelho (Cidadania), e o ex-senador Armando Monteiro (PSDB) são vistos como opções. O ex-prefeito Miguel Coelho (União Brasil), que foi candidato a governador, também é opção, mas pode recompor com a Frente Popular ou se entender com o grupo da governadora.
Evidentemente que a eleição do próximo ano ajudará a afunilar este processo, pois quem não tiver um bom desempenho com seu partido e seu grupo político, naturalmente terá dificuldades de construir o projeto ao Senado Federal, portanto, todos terão que fazer o dever de casa para seguirem em condições de colocar o sonho do tapete azul em prática.
Imponderável – Apesar de muita gente sonhar com o Senado Federal, é importante não desconsiderar o fator imponderável. A senadora Teresa Leitão (PT) não era sequer citada como opção para a disputa, acabou que as circunstâncias políticas a colocaram no páreo e ela sagrou-se vitoriosa com uma expressiva votação.
Arcoverde – A governadora Raquel Lyra cumpre agenda na cidade de Arcoverde, no Sertão de Pernambuco, para a apresentação da Planificação da Assistência à Saúde (PAS) na Macrorregião do Sertão. O projeto tem o objetivo de oferecer apoio técnico aos profissionais que atuam na Atenção Primária e Atenção Especializada para fortalecer o cuidado integral à saúde. O foco do Planifica PE será cuidar da saúde das mulheres gestantes, crianças e pessoas com hipertensão e diabetes.
Assinatura – O prefeito do Recife, João Campos, assinará nesta segunda-feira, em Washington, nos Estados Unidos, o empréstimo de R$ 2 bilhões para uma série de obras estruturantes para a cidade, em especial, nas áreas periféricas. João pretende transformar a cidade num verdadeiro canteiro de obras no segundo semestre deste ano.
Almoço – Amigos e admiradores do presidente do Banco do Nordeste, o ex-governador Paulo Câmara, realizarão um almoço em sua homenagem no próximo dia 26 no Spettus Premium, em Boa Viagem. O evento deverá reunir parte significativa da classe política e do meio empresarial pernambucano.
Brasília – Embarco logo mais rumo à capital federal para acompanhar de perto a semana política do Congresso Nacional e do Palácio do Planalto. Trarei em primeira mão todos os acontecimentos do centro do poder. Fiquem ligados em nossas redes sociais.
Inocente quer saber – Quais são os nomes mais fortes para disputar o Senado Federal em 2026?
Nenhum comentário:
Postar um comentário