Nesta segunda-feira, empresários, políticos e membros da sociedade pernambucana se reunirão para prestigiar um almoço em homenagem ao ex-governador Paulo Câmara, que recentemente assumiu a presidência do Banco do Nordeste.
Ao longo de oito anos, Paulo enfrentou diversos desafios durante seu mandato como governador de Pernambuco. Ele lidou com o impeachment de Dilma Rousseff em 2016, durante seu segundo ano de governo, o surto de microcefalia, além de enfrentar desafios de sintonia com os presidentes Michel Temer e Jair Bolsonaro, resultando em redução dos investimentos federais em Pernambuco. E, é claro, ele também enfrentou o desafio da pandemia da Covid-19.
Mesmo diante de tantos obstáculos, Paulo Câmara manteve-se sereno e conduziu seu governo por oito anos, sendo reeleito em 2018, consolidando ações em benefício do povo pernambucano. Apesar de não ser um político tradicional, o ex-governador sempre valorizou a importância da política e deu autonomia à sua equipe para lidar com os desafios que surgiram ao longo desse período.
Suas qualificações pessoais o levaram a ocupar o cargo de presidente do Banco do Nordeste, sendo economista de formação e auditor concursado do Tribunal de Contas. Sua expertise técnica e sensibilidade política foram os critérios que levaram o presidente Lula a escolhê-lo para a posição, que exigia alguém capacitado para destravar investimentos em uma região complexa como o Nordeste.
Em pouco tempo à frente do BNB, Paulo já demonstra sua marca registrada, que é o diálogo e o compromisso com o desenvolvimento regional. Por isso, o evento no Spettus Premium, em Boa Viagem, será bastante prestigiado e será um merecido reconhecimento a um grande servidor público que, à sua maneira, contribuiu e continuará contribuindo significativamente para o progresso de Pernambuco.
Unificação – Após uma dura disputa em 2020 pela prefeitura do Recife, os primos João Campos e Marília Arraes caminharão juntos em 2024. A deputada federal Maria Arraes, irmã de Marília, fez rasgados elogios ao primo, que tentará a reeleição no próximo ano. A reaproximação, que teve início no segundo turno de 2022, quando João apoiou Marília pelo governo de Pernambuco, significa também a unificação da família Arraes em Pernambuco.
Contribuição – Figura respeitada na sociedade e no meio político, a vice-governadora Priscila Krause poderá dar forte contribuição à governadora Raquel Lyra sendo uma importante interlocutora do governo com os poderes estabelecidos. Priscila poderá intensificar o diálogo do governo nas relações com outros poderes nos momentos em que a governadora tiver que se ausentar do estado ou sua agenda ficar muito intensa e impossibilitá-la de fazer um necessário processo de ausculta aos setores da sociedade.
Lamento – O falecimento do ex-vereador de Olinda, ex-vice-prefeito de Ipojuca, ex-secretário de Juventude do estado e socialista histórico, Pedro Mendes, foi bastante lamentado pela classe política. Mendes foi muito próximo do ex-governador Eduardo Campos e teve forte contribuição nas eleições e nos governos do PSB em Pernambuco.
Diálogo – O conselheiro do TCE, Rodrigo Novaes, defendeu que o governo de Pernambuco e a Assembleia Legislativa de Pernambuco tenham um diálogo permanente e que a relação possa ser melhorada a partir dos próximos meses. Para virar conselheiro, Rodrigo deixou o PSB. Ele afirmou que prevalecerá o interesse do estado na sua atuação no TCE.
Inocente quer saber – O ambiente entre o Palácio e a Alepe começou a melhorar depois das últimas movimentações?
Fonte: Blog do Edmar Lyra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário