A vitória ontem do deputado estadual Rodrigo Novaes (PSB) para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas de Pernambuco foi um verdadeiro teste de fogo tanto para a governadora Raquel Lyra (PSDB) que viu seu aliado Joaquim Lira (PV) perder a batalha para Novaes, como também para o presidente Álvaro Porto (PSDB) que conseguiu emplacar o nome com seu apoio. Além disso, não esteve apenas estes em jogo e a vitória de Rodrigo Novaes por 30 votos tem muito a explicar para os apaixonados por política pernambucana.
Raquel Lyra que assumiu em janeiro terá agora um longo trabalho na Assembleia para formar sua base de apoio. Ontem, a tucana viu que pode confiar em pelo menos 18 dos 49 deputados. Além do mais, a governadora também precisa compreender o jogo da casa legislativa e que compromissos precisam ser cumpridos. Muitos apoiadores da base de Raquel Lyra já tinham se comprometido com o voto em Rodrigo Novaes e não tinham como apoiar Joaquim Lira. O que se pode observar é que não houve apenas uma derrota da governadora como quer se vender por aí, mas um conjunto de fatores que levaram ao resultado de ontem. Fora isso, Raquel tem tempo e pode agora começar a aglutinar forças na Alepe. Afinal, todo resultado é um aprendizado.
Outra coisa que precisa se levar em conta é que a vitória de Rodrigo Novaes com apenas 30 votos ficou muito abaixo da expectativa. Na véspera, muita gente comentando que a votação seria acachapante. Chegaram a comparar com a escolha de Eduardo Porto na semana passada , quando aquele disputou sozinho. Não! Dessa vez Rodrigo Novaes foi para a disputa com o apoio do deputado Diogo Moraes que percorreu a Alepe fazendo campanha para Rodrigo e assim, ter de volta a sua vaga que ele perdeu em 2022 após a entrada de Lula Cabral; do prefeito do Recife, João Campos (PSB) que queria fazer esse gesto também com o deputado Diogo Moraes e do presidente da Assembleia Álvaro Porto que se comprometeu com esta eleição, bem como o primeiro secretário Gustavo Gouveia. Nomes fortíssimos que foram para cima e conseguiram 30 votos.
Muitas pessoas chegaram a citar ainda que o fator Raquel contribuiu com a eleição de Rodrigo. Ou seja, muitos que votaram no parlamentar sabiam que votavam para desagradar a governadora que ainda não está "de bem" com a Alepe. Como diz o ditado: "nem tanto ao sol, nem tanto ao mar".
Rodrigo Novaes, agora conselheiro do Tribunal de Contas assumirá a função de zelar pelas contas públicas em sua maioria de prefeitos e ordenadores de despesas municipais. O vasto currículo de Rodrigo mostra que terá um futuro bastante promissor no Tribunal de Contas de Pernambuco.
O peso tucano - A vitória de Rodrigo Novaes já era aguardada nos bastidores mas o que interessava saber era com quantos votos seriam. Isso para demonstrar em números como está neste momento o legislativo estadual e sua relação com a governadora Raquel Lyra. Para montar sua base de apoio, a tucana sabe que pode contar hoje com no mínimo 40% dos parlamentares.
Álvaro defende autonomia - o presidente da Assembleia Legislativa, Álvaro Porto (PSDB), destacou que o resultado reafirma a autonomia e a independência da Casa e mostra que a Alepe não é submissa a Poder algum. De acordo com Porto, a Assembleia tem obrigação com Pernambuco e com os pernambucanos e vai seguir trabalhando para ajudar o Governo do Estado.
Apoio decisivo - O apoio e atuação do prefeito João Campos (PSB) foi decisivo para a vitória de Rodrigo Novaes. Segundo o Blog da Folha de Pernambuco, o socialista conversou com doze deputados que resistiam ao nome de Novaes. João Campos também foi decisivo para retirar a candidatura de Francismar Pontes que iria sem dúvida alguma forçar um segundo turno.
Agradecimento - O deputado Joaquim Lira usou suas redes sociais para agradecer o apoio de dezoito deputados ao seu nome e também para parabenizar o novo conselheiro do Tribunal de Contas. O parlamentar afirmou que continuará trabalhando para defender os pernambucanos na Assembleia Legislativa.
Congratulações - No primeiro discurso após a eleição, o Rodrigo Novaes se comprometeu a colaborar com a gestão pública e honrar os votos recebidos para o novo cargo. “Irei cumprir agora uma função pública bastante peculiar, em relação às contas, aos princípios que devem reger a administração, à fiscalização, à colaboração com a gestão pública. Eu irei fazer isso com a mesma dedicação que sempre tive aqui na Assembleia Legislativa ao cumprir os meus mandatos”, prometeu.
Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial
Fonte:Blog do Silvinho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário