terça-feira, 29 de outubro de 2019

STJ suspende julgamento que pode anular sentença de Lula

O ex-presidente Lula, que está preso desde abril de 2018
THEO MARQUES/FRAMEPHOTO/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO
 
O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Leopoldo de Arruda Raposo suspendeu o julgamento do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), previsto para esta quarta-feira (30), que poderia anular a condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no processo do sítio em Atibaia (SP). Na tarde desta terça-feira (29), Raposo aceitou um pedido liminar feito pela defesa de Lula.
Nesta quarta-feira, a 8ª Turma do TRF4, sediada em Porto Alegre, julgaria uma questão de ordem do relator do processo, desembargador João Pedro Gebran Neto, para que fosse discutida a anulação da sentença de Lula, condenado a 12 anos e 11 meses de prisão no caso pela juíza federal Gabriela Hardt, em fevereiro. 
O debate foi motivado pela decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que reconheceu o direito de advogados de delatados poderem apresentar as alegações finais, última fase antes da sentença, após a manifestação da defesa dos delatores. A questão pode anular várias sentenças da Operação Lava Jato.
A defesa de Lula discordou do julgamento que pode anular a sentença. Os advogados querem a anulação de todo o processo, e não somente da sentença, por entenderem que o ex-presidente não praticou nenhum crime e foi julgado de forma parcial pelo então juiz Sergio Moro.
Caso a sentença de Lula fosse anulada na sessão desta quarta-feira, o processo voltaria para fase de alegações finais na Justiça Federal em Curitiba. Após o cumprimento das manifestações das defesas, de acordo com a decisão do Supremo, nova sentença poderá ser proferida.
Lula está preso desde 7 de abril do ano passado por sua primeira condenação, no caso do tríplex em Guarujá (SP). O ex-presidente cumpre pena de 12 anos e um mês de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A prisão foi definida com base na decisão do STF que autorizou prisão após condenação em segunda instância.
Na decisão, o ministro concordou com a defesa de Lula e entendeu que a questão de ordem proposta pelo desembargador Gebran não pode ser julgada de forma fatiada, ou seja, o processo deveria ser julgado na íntegra.
"Faz-se desproporcional a desarrazoada a cisão do julgamento da forma como pretendida pelo tribunal, não encontrando amparo no cipoal normativo, nem na Carta Maior, nem mesmo na legislação correlata", decidiu Raposo.
Fonte:Da Agência Brasil.

Bruno Pereira está entre os melhores prefeitos de Pernambuco, aponta ONG Liberdade.PE

O prefeito de São Lourenço da Mata, Bruno Pereira, está entre os 50 melhores chefes dos Executivos municipais do Estado de Pernambuco. O ranking dos prefeitos do Estado foi publicado, na última quarta-feira (24), pela ONG Liberdade.PE, instituição suprapartidária, sem fins lucrativos, que não recebe recursos públicos e que trabalha a favor da liberdade econômica, contra a corrupção e os privilégios.
Considerada uma ferramenta simples para ajudar o cidadão a avaliar a gestão municipal, o levantamento dos prefeitos em Pernambuco para o ranking foi feito com base em dados abertos, fornecidos por órgãos de fiscalização do Estado. No resultado, Bruno ficou na posição geral 41º, de um total de 184 prefeitos avaliados. O ranking é avaliado por uma categoria de cores, sendo que verde representa os 50 melhores prefeitos; amarelo, os que tiveram resultados desanimadores; e vermelho, considerados os piores chefes dos Executivos municipais.
No ranking, Bruno foi avaliado nos quesitos finanças, transparência, emprego, saúde, educação e segurança. Destes, no quesito transparência Bruno ficou na posição 22ª, o que confirma a nota máxima, que a Prefeitura de São Lourenço da Mata atingiu, no mês de abril, com o resultado do Índice de Transparência dos Municípios Pernambucanos (ITMPE), relativo a 2018, divulgado pelo Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE), que apresentou o município no nível desejado, o mais alto do ranking. O resultado do ranking dos prefeitos pode ser conferido por meio do site: https://www.rankingprefeitospe.ong.br/ranking-por-cidade
O prefeito Bruno Pereira comentou o trabalho da ONG Liberdade.PE. “Fico muito feliz com o resultado! Isso mostra que nossa gestão estar no caminho certo. Sabemos que ainda há muito a se fazer, e vamos arregaçar as mangas e trabalhar para melhorarmos ainda mais esses números. Um exemplo, é que em transparência, nos anos de 2015 e 2016, a cidade ficou no nível insuficiente, no Índice de Transparência. Já em 2017, ficamos no nível moderado. E este ano, 2018, com uma pontuação de 86.78%, atingimos o nível desejado. Algo nunca conquistado em nossa cidade. Com isso, conseguimos dá um salto enorme em relação aos últimos levantamentos, mostrando a responsabilidade e o compromisso da nossa gestão com o erário público”, frisou Bruno.
Fonte: Prefeitura de São Lourenço da Mata.

TCE julga irregular gestão fiscal de Catende

A Segunda Câmara do TCE julgou irregular, na última terça-feira (22), a gestão fiscal da Prefeitura de Catende referente aos três primeiros quadrimestres de 2018. O relator do processo, conselheiro Dirceu Rodolfo, aplicou uma multa no valor de R$ 64.800,00 a Josibias Cavalcanti, prefeito atualmente afastado do cargo. 
Segundo o relatório de auditoria do Tribunal de Contas, o Poder Executivo de Catende excedeu o limite de gastos com pessoal (54%) da Lei de Responsabilidade Fiscal. A gestão se desenquadrou no terceiro quadrimestre de 2017 (59,64%) e se manteve acima do limite nos quadrimestres seguintes, chegando a atingir 64,96% de comprometimento da receita corrente líquida em relação à despesa total com pessoal. 
O voto foi aprovado por unanimidade. Representou o Ministério Público de Contas a procuradora Maria Nilda da Silva.

AFASTAMENTO - No dia 30 de setembro, o juiz Ricardo Ennes, da Vara Única da Comarca de Catende, determinou o afastamento do prefeito do município em ação de improbidade administrativa. O pedido ocorreu com base em trabalhos realizados por Auditoria Especial do TCE e a partir de representação do Ministério Público de Contas e, em seguida, Ministério Público de Pernambuco.
Entre as irregularidades constatadas, despesas com recursos dos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério  (FUNDEF) entre 2017 e 2018 superiores a R$ 13 milhões, além de montagem de processos licitatórios para contratação de serviços de engenharia que geraram dano ao erário.
Fonte :TCE-PE.

Pesquisa – Daniel Coelho lidera corrida pela Prefeitura do Recife

Um levantamento realizado pelo Instituto Paraná Pesquisas aponta o deputado federal Daniel Coeho (Cidadania) despontando como favorito na disputa pela Prefeitura do Recife com 20% das intenções de voto no cenário de consulta estimulada. Em segundo lugar a aprece a deputada federal Marília Arraes (PT) com 15,9%. Como a margem de erro é de 3,5% para mais ou para menos, os dois estariam tecnicamente empatados.
Em terceiro lugar aparece Mendonça Filho (DEM) com 12,4%. O deputado federal João Campos (PSB) aparece encostado com 12,2%. A delegada Patrícia Domingues, ex-titular da Delegacia Contra Crimes contra a Administração e Serviços Públicos (Decasp) pontua com 9,3%. Já o deputado federal Túlio Gadelha alcança 6,5%.
Gilson Machado, presidente da Embratur e aliado do presidente Jair Bolsonaro pontua com 2,2, enquanto que o vereador Ivan Moraes (PSOL) chega a 2,1 e o deputado federal André de Paula (PSD) figura com 1,7%. 4,1 dos entrevistados não quiseram opinar, enquanto que 13,5% disseram que não votariam em nenhuma das alternativas apresentadas.
O levantamento, que foi bancado pelo próprio instituto Paraná Pesquisa, ouviu 828 pessoas durante os dias 25,26,27 e 28 de outubro. A pesquisa tem o grau de confiança de 95%.
Confira ainda:
Fonte :Blog Ponto de Vista.

Atrevimento parece não ter limites, diz Celso de Mello após vídeo de Bolsonaro

Mello disse ainda que Jair Bolsonaro não é um Mello disse ainda que Jair Bolsonaro não é um "monarca presidencial" e o Brasil não é uma selva
Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF
JC Online
Com informações do Uol
4 conteúdos restantes.Cadastre-se aqui, é grátis!
Possui cadastro? Faça login aqui
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Celso de Mello disse, nessa segunda-feira (28), que "atrevimento" do presidente Jair Bolsonaro (PSL) "parece não encontrar limites". A declaração foi dada após o chefe do Governo Federal publicar um vídeo em seu perfil oficial no Twitter associando a Suprema Corte a hienas. As informações são do Uol.
As imagens também comparam o presidente a um leão cercado por hienas, que são descritas como seu próprio partido, o PSL, além do STF, veículos de imprensa, movimento feminista, ONU, OAB, MBL, Greenpeace, Lei Rouanet, CUT e partidos de oposição ao governo, além da CNBB. Depois de gerar polêmica, a publicação foi deletada da conta do presidente.
Segundo Celso de Mello, a comparação com o STF é grosseira e falsamente aponta o tribunal como opositor do presidente. "A ser verdadeira a postagem feita pelo Senhor Presidente da República em sua conta pessoal no Twitter, torna-se evidente que o atrevimento presidencial parece não encontrar limites na compostura que um Chefe de Estado deve demonstrar no exercício de suas altas funções, pois o vídeo que equipara, ofensivamente, o Supremo Tribunal Federal a uma 'hiena' culmina, de modo absurdo e grosseiro, por falsamente identificar a Suprema Corte como um de seus opositores", apontou o ministro.

'Expressão odiosa'

Para o decano do STF, o vídeo é uma "expressão odiosa (e profundamente lamentável) de quem desconhece o dogma da separação de poderes" e de quem "teme um Poder Judiciário independente e consciente de que ninguém, nem mesmo o Presidente da República, está acima da autoridade da Constituição e das leis da República".
Mello disse ainda que Jair Bolsonaro não é um "monarca presidencial" e o Brasil não é uma selva. "É imperioso que o Senhor Presidente da República — que não é um "monarca presidencial", como se o nosso país absurdamente fosse uma selva na qual o Leão imperasse com poderes absolutos e ilimitados— saiba que, em uma sociedade civilizada e de perfil democrático, jamais haverá cidadãos livres sem um Poder Judiciário independente, como o é a Magistratura do Brasil", finalizou.
Fonte: JC.

Perto de STF rever 2ª instância, Toffoli propõe combate à prescrição

Toffoli quer interromper o prazo de prescrição das penas
Fellipe Sampaio/STF 31.01.2019
 
Na iminência do STF (Supremo Tribunal Federal) revisar a atual jurisprudência da Corte e derrubar a possibilidade de prisão após condenação em segunda instância, o presidente do STF, ministro Dias Toffoli, encaminhou nesta segunda-feira (28) à Câmara dos Deputados e ao Senado Federal uma proposta para alterar o Código Penal e impedir a prescrição de casos que chegam ao STJ (Superior Tribunal de Justiça) e ao STF.
O julgamento sobre a execução antecipada de pena foi marcado para ser retomado na quinta-feira da próxima semana (7).
O objetivo da proposta de Toffoli é de interromper o prazo de prescrição após condenação em segunda instância, enquanto ainda tramitam recursos em tribunais superiores.
Dessa forma, o prazo da prescrição seria suspenso (ou seja, pararia de contar) na segunda instância, mesmo que réus investigados, que já foram condenados, entrem com recursos em instâncias superiores para reverter a decisão da Justiça.
Caso seja aprovada pelos parlamentares, a proposta de Toffoli reduziria uma das principais críticas à derrubada da possibilidade de prisão após condenação em segunda instância: a da morosidade da Justiça acabar levando à prescrição de casos que se arrastam indefinidamente devido aos sucessivos recursos apresentados pelas defesas dos réus, que adiam por meses e até anos uma decisão definitiva da Justiça.
Segundo integrantes da Corte ouvidos pela reportagem, já há precedentes na Primeira Turma no sentido de que a decisão na segunda instância interrompe a contagem da prescrição, mas a Segunda Turma costuma se posicionar no sentido contrário, o que facilita a prescrição.
"Senhor presidente, cumprimentando-o, e com respeito à independência das Casas Legislativas, encaminho a Vossa Excelência — sem prejuízo de outro entendimento ou proposição — sugestão de alteração legislativa no Código Penal, no sentido de impedir o transcurso do prazo prescricional no caso de interposição de recurso especial ou extraordinário", escreveu Toffoli, em ofício encaminhado aos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP).
"Com a alteração legislativa sugerida, evitar-se-á eventual extinção da punibilidade por prescrição no âmbito dos tribunais superiores", ressaltou Toffoli.
Placar
A prisão após condenação em segunda instância é considerada um dos pilares da Operação Lava Jato no combate à impunidade. Ainda faltam votar quatro ministros no julgamento que o Supremo vai retomar em novembro: Cármen Lúcia, Gilmar Mendes, Celso de Mello e Toffoli, que, por ser presidente, será o último a se manifestar o caso.
O voto de Toffoli deverá definir o resultado do julgamento. Já se posicionaram contra a execução antecipada da pena os ministros Rosa Weber, Ricardo Lewandowski e o relator das ações, Marco Aurélio Mello. É esperado que integrem essa mesma corrente os ministros Gilmar Mendes e Celso de Mello, totalizando cinco votos.
Por outro lado, os ministros Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso e Luiz Fux votaram favoráveis a possibilidade de prisão após condenação em segundo grau. O voto da ministra Cármen Lúcia deve ir no mesmo sentido. Dessa forma, Toffoli teria de desempatar o placar.
Toffoli já defendeu em duas ocasiões recentes uma solução intermediária: fixar o STJ (Superior Tribunal de Justiça), que funciona como uma terceira instância, para o início da execução da pena. Colegas de Toffoli, no entanto, pretendem convencê-lo a manter a atual jurisprudência, que permite a prisão após condenação em segunda instância.
Segundo interlocutores do ministro, no entanto, Toffoli já sinalizou que vai aderir à corrente que defende a prisão após o esgotamento de todos os recursos ("o trânsito em julgado").
Dessa forma, a proposta de Toffoli de suspender a prescrição após condenação em segunda instância, mesmo cabendo recurso em instâncias inferiores, evitaria a prescrição de casos, mesmo com um novo entendimento do Supremo sobre a execução antecipada de pena.
A mudança na legislação, no entanto, ainda depende de aprovação dos parlamentares para entrar em vigor.
Fonte: por Agência Estado.

Presidente estadual do PSB rebate Anderson Ferreira: ‘cuide’ de Jaboatão

Sileno Guedes (Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem)
Sileno Guedes (Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem)
Presidente do PSB em Pernambuco, o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Sileno Guedes, reagiu fortemente às críticas do prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PL), ao governador Paulo Câmara, o prefeito do Recife, Geraldo Julio, e o deputado federal João Campos, ambos do PSB. Segundo Sileno Guedes, Anderson Ferreira “com arrogância, tenta aparecer a todo custo atacando” os socialistas e que “só assim se tem notícias do prefeito de Jaboatão”.
O presidente estadual do PSB saiu em defesa também da atuação do governo Paulo Câmara na crise ambiental provocada pelo vazamento de óleo no litoral do Nordeste e relembrou a reunião com os prefeitos das cidades atingidas pelo material para discutir o tema com o governador. Demonstrando insatisfação com os rumos da reunião, Anderson Ferreira saiu antes do final do encontro e disparou críticas à gestão socialista.
“Muito antes de o prefeito (Anderson Ferreira) começar a usar de pirotecnia num momento em que todo mundo tem se unido, o PSB já atuava na frente estadual com ações para reduzir os danos. Mas, na reunião com prefeitos das áreas atingidas pelo óleo, ele foi o último a chegar e o primeiro a sair (disparando acusações e causando polêmicas vazias)”, diz Sileno, em nota divulgada na noite desse domingo (28).
Ainda na nota, Sileno Guedes disse que o prefeito de Jaboatão deveria cuidar do município governado por ele.
“Prefeito, em vez de querer usar o PSB como plataforma para se promover, cuide do seu município, que está precisando muito de sua atenção”, afirma o mandatário socialista.
Sobrou até para o deputado federal André Ferreira (PSC), irmão de Anderson, acusado por Sileno de querer “blindar” o governo Jair Bolsonaro (PSL) da crise ambiental ao não ter assinado o pedido de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Vazamento de Óleo, de autoria de João Campos
O fato do clã Ferreira ser aliado de Bolsonaro também foi usado para o presidente estadual do PSB disparar contra Anderson, chamado pelo dirigente socialista de “preposto” do governo federal. “Trata-se de um prefeito alinhado ao Governo Federal e que, de forma oportunista, se comporta como um preposto daqueles que demoraram 41 dias para implantar a primeira ação do Plano Nacional de Contingência”, diz o socialista.
 
Paulo Câmara e Anderson Ferreira em 2016 (Foto: Divulgação)

Confira a nota na íntegra

Só assim se tem notícias do prefeito de Jaboatão. Como de costume, com arrogância, tenta aparecer a todo custo atacando o governador Paulo Câmara, o prefeito Geraldo Julio e também o deputado federal João Campos.
Com certeza, não é ele o mais indicado para querer dar lição sobre como proceder no caso do vazamento de óleo. Trata-se de um prefeito alinhado ao Governo Federal e que, de forma oportunista, se comporta como um preposto daqueles que demoraram 41 dias para implantar a primeira ação do Plano Nacional de Contingência, que trata de emergências como a que vivemos atualmente.
Muito antes de o prefeito começar a usar de pirotecnia num momento em que todo mundo tem se unido, o PSB já atuava na frente estadual com ações para reduzir os danos. Mas, na reunião com prefeitos das áreas atingidas pelo óleo, ele foi o último a chegar e o primeiro a sair (disparando acusações e causando polêmicas vazias).
Na frente nacional, o PSB tem liderado o processo com o pedido de CPI protocolado pelo deputado João Campos. Inclusive, o irmão do prefeito, que é deputado federal, não deu sua assinatura a favor da CPI. Eles têm alguma coisa contra a investigação dos fatos? Querem blindar o Governo Federal da responsabilidade sobre a mitigação dos danos causados?
Prefeito, em vez de querer usar o PSB como plataforma para se promover, cuide do seu município, que está precisando muito de sua atenção.
Sileno Guedes
Presidente estadual do PSB
Fonte: Blog de Jamildo

Ranking de prefeitos sob suspeita

Ranking de prefeitos sob suspeita
Em ano pré-eleitoral, especialmente quando se trata de pleito municipal, aparece de tudo para confundir a cabeça do cidadão bem-intencionado. Na semana passada, por exemplo, se difundiu pelas redes sociais e alguns blogs um mal-assombrado ranking dos prefeitos melhores avaliados do Estado com a assinatura da ONG Liberdade.PE, sem a menor credibilidade.
Ao levantar suspeitas sobre o resultado, ontem, no Frente a Frente, que, através da Rádio Folha cobre o Estado inteiro, muita gente se manifestou indignada. Prefeitos que não conseguem sequer andar pelas ruas de suas cidades apareceram nas primeiras colocações.
O mais engraçado é que a ONG apontou inicialmente uma lista e ontem, estranhamente, o ranking já havia mudado. No Agreste, prefeito que apareceu em 7º lugar há três dias, ontem estava na posição 27 e o que despontou em 105 subiu para 142. Abra o olho, justiça eleitoral!
Pesquisa mal-assombrada – Já em Surubim, ninguém levou a sério uma pesquisa em que a prefeita Ana Célia (PSB) aparece na dianteira, enquanto ex-prefeito Flávio Nóbrega (PSB), que está novamente na boca do povo, é lanterninha. Flávio é a maior liderança do município. Derrotou Ana Célia duas vezes, elegeu o ex-prefeito Túlio Vieira (PT) e na reeleição deste rompeu e apoiou Ana Célia.
Bocona – Em entrevista ao Frente a Frente de ontem, o ex-prefeito de Araripina, Emanuel Bringel (PSDB), denunciou que a ex-deputada Socorro Pimentel (PSL), esposa do prefeito Raimundo Pimentel (PSL), arrumou uma bocona na Prefeitura: R$ 14 mil de salário, resultado da soma do seu salário como médica do Estado requisitada com uma gratificação de 100%.
Eleição fácil – O ex-prefeito Flávio Gadelha deve fazer uma campanha em céu de brigadeiro em Abreu e Lima. Filha do ex-prefeito Jerônimo Gadelha, Katiana, adversária, peca pela inexperiência, não tem discurso para convencer por que o pai, ficha suja, não pode disputar. Já o prefeito Pastor Marcos tem 90% de rejeição. Com tal índice, não decola nem um santo candidato.
Sem sucessor – Depois de rifar o seu pré-candidato Wellington Araújo (PSB), que não rompia a fronteira dos 4% nas pesquisas, a prefeita de Arcoverde, Madalena Brito (PSB), está no mato sem cachorro. Já apelou até para a vereadora Cybele Roa, pré-candidata do Avante, para entrar no seu grupo.
Duro golpe – Por falar em Arcoverde, a população recebeu como um tremendo golpe, arquitetado pela prefeita Madalena Brito e a presidente da Câmara, Célia Galindo (PSB), a volta do delegado Israel Rubis para a delegacia de Vitória de Santo Antão por força de liminar judicial.
MEIA DERROTA – O prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (MDB), terá suas contas de 2017 aprovadas pelo TCE, mas com ressalvas, por não ter aplicado o percentual mínimo de 15% em ações de saúde. O relator Valdecir Pascoal cobra também melhoria na transparência do portal municipal.


Perguntar não ofende: Como vão reagir os exportadores no comércio com a Argentina depois de Bolsonaro declarar guerra ao presidente eleito?

A dificuldade dos partidos de montar chapa em 2020 no Recife

Pela legislação eleitoral, cada partido em 2020 terá direito a lançar 58 candidatos a vereador no Recife, dos quais 30% serão de mulheres, totalizando 18 candidatas e 40 candidatos. É importante salientar que cada mulher não lançada retira candidatos homens da chapa.
Até 2016 os partidos tinham até abril para a realização de filiação, mas somente em agosto era preciso finalizar a chapa para apresentar ao eleitorado, podendo formalizar uma coligação proporcional, em 2020 pela regra de cada partido ter que montar sua própria chapa, em abril os 58 candidatos terão que estar devidamente catalogados.
Muitos partidos, inclusive os grandes como DEM e PSDB, por exemplo, terão sérias dificuldades para montar chapas competitivas. Os nanicos, como PRTB, Cidadania e Avante, por exemplo, também terão dificuldade, uma vez que os chamados camurins, ou seja, aqueles que servirão de cauda, poderão desistir entre abril de agosto e deixar os candidatos que efetivamente disputarão mandatos no pincel.
Se os partidos citados terão muita dificuldade para montar suas chapas, partidos como PSB, PP, PT e PSC terão melhores condições de disputa, pois possuem estrutura e voto de legenda para impulsionar seus candidatos a uma cadeira na Casa José Mariano. Quem estiver em partidos sem chapa é bom fazer as contas porque o calendário corre contra os partidos que sofrerão dificuldades para lançar candidatos a vereador.
Apoio – O deputado estadual Antonio Coelho (DEM) fechou aliança com o ex-prefeito de Santa Filomena, Gildevan Melo (PSD), que disputará o cargo novamente em 2020. E, de forma simbólica, também agregou o ex-deputado Adalberto Cavalcanti, que foi adversário de seu irmão Miguel Coelho (MDB) pela Prefeitura de Petrolina. Adalberto tentará o Executivo novamente, só que desta vez em Afrânio, onde já foi prefeito.
Garanhuns – Pré-candidato a prefeito de Garanhuns, o empresário Givaldo Calado recebeu o comando do Avante na cidade das mãos do presidente estadual Waldemar Oliveira e do deputado federal Sebastião Oliveira. Com isso ele terá o caminho livre para disputar a sucessão do prefeito Izaias Régis.
Bruno Oliveira – Pré-candidato a vereador de Jaboatão dos Guararapes, o chefe de gabinete do deputado Guilherme Uchoa Junior, Bruno Oliveira, está bastante animado com o volume de apoios que vem recebendo para a disputa. O eleitorado de Jaboatão dá sinais que vai novamente fazer uma limpeza na Câmara Municipal, e nomes como Bruno surgem com grandes chances de vitória.
Diogo Cantarelli – A pré-candidatura de Diogo Cantarelli a prefeito de Itacuruba vem ganhando força nos últimos meses. Apoiado pelo secretário de Turismo, Rodrigo Novaes, Diogo deverá fazer frente ao atual prefeito Bernardo Maniçoba, que tentará a reeleição.
RÁPIDAS
Paulista – Filho do ex-prefeito Geraldo Pinho Alves, Geraldinho Pinho Alves será mais um nome na disputa pela prefeitura de Paulista em 2020. Ele é pré-candidato pelo Avante na sucessão do prefeito Junior Matuto.
Desastre – A gestão do prefeito de São Vicente Férrer, Flávio Régis, que é considerada um desastre, teve mais uma confirmação com a 102ª colocação entre os 184 prefeitos pernambucanos no levantamento feito pelo Ranking dos Prefeitos, da ONG Liberdade.PE.
Inocente quer saber – Como está a situação do prefeito de Palmares, Altair Junior, na tentativa pela reeleição em 2020?
Fonte : Blog Edmar Lyra.

Deputados desconhecem detalhes sobre novo partido PDN

Alan Santos/PR                                                          Alan Santos/PR
O Partido da Defesa Nacional, citado nesta segunda-feira, 28, pelo presidente Jair Bolsonaro, é pouco ou nada conhecido entre os aliados do presidente no Congresso. As deputadas Bia Kicis (PSL-DF) e Carla Zambelli (PSL-SP) dizem nunca ter ouvido falar sobre a nova sigla. O deputado Daniel Silveira (PSL-RJ) afirmou já ter ouvido a ideia, mas não sabe se há iniciativas em andamento para viabilizar a legenda.
O primeiro passo para se criar o PDN no Brasil é recolher 101 assinaturas de fundadores com domicílio eleitoral em, no mínimo, nove Estados. Depois, passa-se à fase de coleta do apoio mínimo de eleitores, a ser validado pelos cartórios eleitorais.
Já o deputado Bibo Nunes (PSL-RS) aponta o Partido da Defesa Nacional, ou PDN, como uma das possibilidades estudadas por Bolsonaro para deixar a atual legenda. "É um das possibilidades entre tantas. O que importa agora é sair do PSL", afirmou Nunes ao Estadão/Broadcast Político.
Nesta segunda-feira, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, Bolsonaro disse pensar em criar a sua própria legenda. O nome, afirmou ele, poderia ser Partido da Defesa Nacional ou PDN. Para Nunes, Bolsonaro deve deixar o PSL após o partido concretizar a expulsão o filho dele, o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), atual líder da bancada da sigla na Câmara.
Um processo foi aberto no Conselho de Ética do PSL na semana passada para destituição de Eduardo do cargo ocupado por ele, como presidente do Diretório de São Paulo, e para sua expulsão da legenda. O deputado tem até sexta-feira para apresentar uma defesa.
Fonte: Estadão.
Leia Ja.

surge como a nova liderança do Agreste Setentrional

Coluna da terça |Chaparral surge como a nova liderança do Agreste Setentrional
Reeleito em 2016 com 57,54% dos votos válidos, o prefeito de Orobó, Cleber Chaparral vem trilhando um caminho de ascensão na vida pública. Uma de suas maiores façanhas foi projetar sua esposa, Juliana de Chaparral, na eleição passada em uma candidata a deputada estadual com 31.999 votos. Ela hoje não é deputada porque o Patriota não cumpriu o dever de casa.
Aliado incondicional do senador Fernando Bezerra Coelho, Chaparral conseguiu sair do casulo de sua cidade e irradiar sua influência eleitoral em outras cidades. Hoje, ele trabalha forte em Bom Jardim para viabilizar João de Janjão; em João Alfredo, já bateu o martelo com o Presidente da Câmara OIM, Limoeiro com Marcelo Mota, Casinhas ou Surubim com sua esposa Juliana e evidentemente sua cidade Orobó.
Com essa liderança no Agreste inconteste, Chaparral tem a missão agora de expandir também o MDB com a benção de Raul, Jarbas e do seu líder FBC.
SURUBIM – Por falar em Chaparral, ele e o ex-prefeito de Surubim, Flávio Nóbrega andam numa maior afinação já faz algum tempo. A ideia é montar um grupo forte na cidade para bater a prefeita Ana Célia (PSB) que anda mal das pernas. Diante da pesquisa DataVox que apontou Juliana Chaparral com números expressivos esse apoio de Chaparral poderá ser o fato novo da eleição na terra de Chacrinha.
TAPA NA CARA – Segurança deu uma sonora tapa na cara de popular que gravava discurso do prefeito licenciado de Goiana, Osvaldo Rabelo Filho tecendo aos vereadores. Osvaldinho chegou a dizer: “na Prefeitura não tem ladrão não, pode ter na Câmara”, falando da CPI que abriu contra ele. Será que voltou a censura em Goiana?
AGENDA INTERNACIONAL – O deputado federal Silvio Costa Filho (PRB) cumpre uma longa agenda de trabalho em Madri, na Espanha. A comitiva de congressistas querem ampliar o diálogo entre investidores espanhóis e o Brasil. Costa Filho vem sendo uma das grandes revelações desta Legislatura.
RÁPIDAS
DESGASTOU – Mesmo sendo um pedido do Ministério Público, a retirada das barracas em frente ao Hospital das Clínicas em Carpina repercutiu muito mal nas redes sociais.
TERCEIRA VIA – Após exoneração, o ex-secretário de Educação, João Francisco Neto, conhecido como Janjão está projetando lançar sua candidatura a prefeito de Bom Jardim. Ele ainda está estudando por qual sigla vai sair!
LITORAL NORTE – Lançaremos logo mais um retrato de como estão os cenários eleitorais nas principais cidades do Litoral Norte de Pernambuco. Fique ligado!
PINGA-FOGO: Os vereadores de Goiana vão ficar em silêncio após serem chamado de ladrões pelo prefeito licenciado?
Fonte : Blog do Elielson Lima.

Ônibus elétrico operar em fase de teste na 2491 São Lourenço/TI Camaragibe

Um ônibus elétrico começou a ser testado no Recife, fazendo a linha 2040 – CDU/Boa Viagem/Caxangá, que circula entre as zonas Oeste e Sul da capital pernambucana, outra linha que também recebeu o ônibus elétrico foi a linha 2920 Ti Riu Doce / CDU esta semana será vez da linha 2491 São Lourenço/TI Camaragibe, movido a energia elétrica, o veículo não emite gases poluentes e também não consome combustível.
Segundo a empresa Mobi-PE, o veículo deve passar dois meses em período de testes com passageiros,o objetivo da ação é avaliar o desempenho do coletivo ems linha regulares e verificar a possibilidade de utilizar novas tecnologias de frota.

O ônibus tem capacidade para 80 passageiros, é maior que um coletivo convencional, mas menor que um BRT. Para se locomover, o veículo usa baterias, que são carregadas na garagem, entre três ou quatro horas.

segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Nota Resposta


Sobre a representação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) com pedido de ajuizar Ação de Improbidade Administrativa contra o prefeito de São Lourenço da Mata, Bruno Pereira, e a devolução de valores ao erário público, o chefe do Executivo Municipal comunica que ainda não foi notificado pelo MPPE, mas, recebe a notícia com muita tranquilidade e irá recorrer da decisão; além de ressaltar que cumpre as leis e acredita que o Poder Judiciário reconhecerá sua inocência, não tendo dúvidas de que no final tudo será esclarecido e resolvido.

 O prefeito Bruno Pereira informa ainda, que tudo não passa de mais um caso de perseguição política devido à proximidade do pleito eleitoral, e assim como, ocorreu no caso do processo Nº 1728543-4, do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE), no qual ele conseguiu comprovar sua inocência e mostrar que tudo não passou de perseguição política dos adversários, que nunca aceitaram a derrota nas urnas, ele também provará sua inocência nesse caso. Sem mais, o prefeito Bruno Pereira se coloca à disposição para quaisquer esclarecimentos.

Atenciosamente,
Bruno Pereira
Prefeito de São Lourenço da Mata

Pernambuco - Ranking dos prefeitos mudou numerações:

A numeração anterior está neste post - https://generalidadesgeneralidades.blogspot.com/2019/10/pernambuco-ranking-dos-prefeitos.html
e com as alterações, os prefeitos e números colocados na publicação anterior estão assim:




































50 piores em Segurança
Educação

Saúde

Empregos

Transparência




Outros dados em https://www.rankingprefeitospe.ong.br/