Ao se eleger governador em 2006, muita gente acreditava que a eleição seguinte ( em 2008) seria uma verdadeira enxurrada de socialistas eleitos prefeitos nas respectivas cidades. Não foi bem assim, embora o PSB tenha crescido muito já naquela ano. O verdadeiro pool socialista aconteceu no ano de 2012 quando Eduardo batia recordes de aprovação em seu governo. No ano de 2008, por exemplo, Eduardo se aliou com o PT do Recife que na época tinha como prefeito João Paulo e que indicou o seu secretário João da Costa para sucedê-lo. Eduardo, João Paulo e Lula fizeram João ser eleito de cara, no primeiro turno, tendo Milton Coelho de vice.
Em 2012, aí sim, Eduardo já reeleito com uma aprovação histórica, conseguiu aproveitar da briga interna do PT e montou uma base que elegeu Geraldo Júlio prefeito. Já neste ano, já se falava em um distanciamento em nível nacional de Eduardo e do PT. E isso não aconteceu apenas com Eduardo. Lula quando venceu sua primeira eleição em 2002, não obteve sucesso ao tentar reeleger Marta para a Prefeitura de São Paulo. Mesmo o petista indo aos eventos e dizendo que quem votasse nela, estaria votando nele. O PT só conseguiu voltar ao comando da capital no ano de 2012, com Fernando Haddad.
Ali mesmo em São Paulo, o PSDB governou o estado por mais de duas décadas mas apenas no de 2016 conseguiu o comando da capital para si com a eleição de João Doria. Agora, temos a primeira mulher a governar Pernambuco e o seu primeiro teste de popularidade será em 2024. Raquel sabe que precisa de palanques fortes nos municípios (pequenos ou grandes) justamente para preparar uma nova candidatura sua ao governo em 2026.
No entanto, a tucana sabe como ninguém que o estado de Pernambuco é bem complexo no que se refere às administrações municipais. O PSB nada em popularidade com João Campos, no Recife, com Vinícius Labanca em São Lourenço da Mata, sem contar os demais municípios. Além deles, os Coelhos são fortíssimos em Petrolina, o PT está forte em Serra Talhada, assim como os Ferreiras em Jaboatão. Logo, Raquel Lyra precisará atuar com o seu lado político falando ainda mais alto. Sem contar que diante de um cenário tão conturbado nacionalmente e com um governo que ora se inicia em Pernambuco, a tucana precisará usar muito o seu lado político nas eleições municipais.
De olho
Mesmo sem ter ainda um norte sobre às eleições municipais de 2024, o PSDB já está sendo bastante requisitado para formação de comissões provisórias em municípios do interior. Em alguns, prefeitos querem a legenda em sua base eleitoral.
Caminho
O fato é que em muitos desses municípios, integrantes da legenda atuaram na maioria das vezes como oposição aos prefeitos e agora vão precisar aprenderem a conviverem como aliados.
Parceria
A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), em parceria com o Senado Federal e o Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), promovem nos próximos dias 29 e 30 uma capacitação técnica gratuita para as câmaras municipais dos munícipios do Agreste Meridional. O curso está aberto ao público interessado no tema "Gestão Sustentável: como elaborar um plano de logística".
Nome novo
A disputa para a Câmara Municipal de Recife ganha um nome de peso nos bastidores da Direita Nacional. Coordenador das campanhas de Gilson Machado pra senador e do deputado estadual Coronel Alberto Feitosa , eleito o segundo mais bem votado em Pernambuco, André Bolota é pré-candidato a vereador em Recife nas eleições de 2024. Informação de uma fonte experiente no meio político.
Chuvas
A Prefeitura do Recife abriu cinco abrigos, na manhã de ontem para acolher famílias que necessitarem deixar suas casas provisoriamente, em função das fortes chuvas que atingem a cidade. Os espaços estão recebendo demandas espontâneas das pessoas e encaminhamentos da Secretaria Executiva de Defesa Civil (Sedec). Os locais estão situados em áreas alagadas.
Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial
Fonte:Blog do Silvinho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário