quinta-feira, 27 de maio de 2021

Saída de Flávio Bolsonaro dá conforto ao Republicanos em PE

 

De Pernambuco, o deputado federal Silvio Costa Filho, que vem focando seu mandato no diálogo da agenda econômica, auscultando o mercado, recentemente, chegou a apontar "erro" do governo Bolsonaro "na origem ter acabado com o Ministério do Planejamento e com o Ministério da Indústria e Comércio". Fez a crítica em meio ao impasse que envolveu o Orçamento de 2021, argumentando "que o Brasil precisa dessas pastas para ter boa gestão econômica". Silvio se referiu na ocasião ao "sentimento no mercado e dentro do parlamento de que foi erro do governo ter criado esse superministério da Economia". A crítica não foi a única feita por ele ao Governo Federal nos últimos meses, mas, a despeito de não se furtar a fazer o contraponto, o Republicanos, presidido por Silvio no Estado, vinha sendo cobrado por vínculos nacionais da legenda com os filhos do presidente Jair Bolsonaro, Flávio e Carlos Bolsonaro. Em função disso, a desfiliação de Flávio, anunciada ontem, tem, em Pernambuco, o seguinte reflexo: conferir mais conforto à sigla no cenário local. Em Pernambuco, o Republicanos integra, hoje, a Frente Popular. É recém-ingresso na aliança e apoiou a eleição de João Campos à Prefeitura do Recife, em 2020. Agora, caminha para estar na composição, em 2022, quando se dará a sucessão do governador Paulo Câmara, alvo de ataques frequentes do presidente Jair Bolsonaro.

Ainda que o comando nacional do Republicanos dê autonomia à legenda nos Estados, desde que os herdeiros do presidente da República se filiaram, em março de 2020, as cobranças na direção de Silvio se multiplicavam, sobretudo porque, no interior de Pernambuco, havia quem definisse o Republicanos como "o partido dos filhos de Bolsonaro", o que poderia vir a prejudicar a condição da sigla na corrida eleitoral do ano que vem. Nos bastidores, já se argumentava que a passagem de Flávio era provisória. Ele e o irmão, o vereador Carlos Bolsonaro, se filiaram num movimento que tinha a ver com o, então, prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, que foi apoiado pela família Bolsonaro. Em nota, Flávio informou, ontem, que aguarda uma definição do presidente da República "sobre qual será a nova sigla a qual eles devem se filiar". Mas a saída dele, desde já, formaliza um desligamento, que, em Pernambuco, permite à legenda estar mais à vontade na Frente Popular sem ter que se explicar em relação a isso. Reza a máxima que, em política, tudo que você precisa explicar não é bom.

Ao vosso reino
Cotado para concorrer ao Governo do Maranhão pelo PDT, o senador Weverton Rocha teve reunião, essa semana, com integrantes do Republicanos. Quer o apoio da sigla na disputa eleitoral do ano que vem. Para isso, se comprometeu a levar deputados a se filiarem ao partido como recíproca.

Agora é... > Foi sancionado, ontem, pelo presidente Jair Bolsonaro, o projeto de lei, de autoria do deputado Augusto Coutinho, que trata da ampliação do teste do pezinho no SUS, feito a partir da coleta de sangue dos pés dos recém-nascidos. 

...lei > Com a nova legislação, o exame irá alcançar 14 grupos de doenças. A implementação será de forma escalonada em prazo a ser definido pelo Ministério da Saúde.

Piso > Em Brasília, o deputado Túlio Gadêlha teve encontro com o senador Fabiano Contarato, autor do projeto de lei que estabelece o piso salarial da enfermagem. A proposta, defendida pelo pernambucano, tramita no Senado. Na Câmara, a matéria terá o apoio do pedetista, que tem feito diversos encontros online com a categoria para escutar as necessidades desses profissionais.

Fonte :Folha de PE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário