quinta-feira, 27 de maio de 2021

A batalha pelo comando do MDB

 
A briga pelo governo do estado acontecerá pra valer no ano de 2022, mas já estamos tendo um prévia do que vai ocorrer nos bastidores e em uma briga específica que é o comando do MDB de Pernambuco. Embora tenha tentado e conversado com vários atores do partido no estado, o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, não tem por parte da executiva estadual nenhuma garantia de que será o nome do partido na disputa pelo palácio das princesas. 

Não é novidade: Miguel será candidato a governador mas é cobrado muito pela falta de uma legenda. O deputado Raul Henry que preside a legenda atualmente sabe que será difícil manter o controle do partido tendo em vista que falta apresentar na nacional um projeto de poder aqui no estado. Importa ao MDB que o partido cresça em números na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal.

Em 2018, o então senador Fernando Bezerra Coelho lutou em vão pelo comando da legenda. Fernando queria ser candidato a governador e diferente de agora, o MDB tinha como prioridade a reeleição do senador Jarbas Vasconcelos. Segundo o próprio Raul, a prioridade do MDB é a reeleição de Fernando. Acontece que FBC abre mão de sua reeleição em favor da candidatura de Miguel Coelho o que seria totalmente contrário a vontade do Senador Jarbas Vasconcelos que defende a continuidade da aliança com o PSB na Frente Popular.

Até o momento ninguém sabe ao certo qual é a voz que falará mais alto dentro do MDB. Qual será a posição a ser tomada pelo partido. As tratativas sobre o destino do partido em Pernambuco foram parar no gabinete do deputado Baleia Rossi que preside a sigla nacionalmente é que tem uma forte amizade com o deputado Raul Henry que foi inclusive quem encabeçou sua campanha para a presidência da câmara no estado. Nessa ocasião, Baleia recebeu o apoio declarado do governador Paulo Câmara. 

Ainda é cedo, muito cedo. Mas a briga pelo comando do MDB já começou.

MDB na Frente - Um aliado não tem dúvida: O MDB ficará na frente popular. Para este inclusive não tem a menor chance do partido caminhar com a oposição em Pernambuco, até pelo alinhamento nacional. A legenda adotou uma postura dura e crítica ao presidente Bolsonaro.

Salazar - Líder do governo João Campos, o vereador Samuel Salazar tem se destacado nesse seu segundo mandato e pode ser uma das surpresas do MDB na corrida por uma vaga na Assembleia Legislativa. O nome de Salazar é sempre lembrado entre os quadros do MDB que devem alçar voos maiores.

Números positivos - Pernambuco criou 4.798 vagas formais de trabalho no mês passado, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado nesta quarta-feira pelo Ministério da Economia. O balanço do País também foi positivo, com a geração de 120.935 empregos. Vinte e dois Estados e o Distrito Federal apresentaram um crescimento do número de admissões sobre o percentual de demissões. Apenas Amapá, Alagoas, Sergipe e Rio Grande do Norte tiveram diminuição na quantidade de postos de trabalho.

PSB e PT - O ex-prefeito do Recife e deputado estadual João Paulo (PCdoB) defendeu hoje a aliança entre o PT e o PSB nas eleições de 2022. “O PSB é aliado, por mais que tenha tratado mal o PT na eleição municipal do Recife”, declarou. João Paulo é um dos nomes cotados no partido para disputar a vaga de senador. “A gente não pode perder de vista o essencial, que é derrotar Bolsonaro”, afirmou. “O momento é estratégico e o PSB, ao meu ver, pode ser um grande aliado no estado de Pernambuco”, complementou o deputado. 

Em clima de 2022 - Em pré-campanha para o governo de Pernambuco, Anderson Ferreira se reuniu nesta quarta-feira em Brasília com o presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson e com o Coronel Meira. "Tivemos uma excelente conversa nesta tarde; debatemos muito nosso Estado e posso afirmar que o PTB, em Pernambuco, segue firme e forte na construção das alianças para as disputas eleitorais de 2022", concluiu Meira.

Aval - O prefeito de Jaboatão, Anderson Ferreira (PL), participou da filiação do governador do Rio de Janeiro Cláudio Castro que aconteceu em Brasília. Na ocasião, a direção nacional da legenda disse que a meta é lançar a maior quantidade possível de candidatos nos estados. Anderson foi citado como um dos nomes estratégicos do partido.

CPI - Senadores aprovaram a convocação de governadores à Comissão Parlamentar de Inquérito da Covid-19 sob reclamação de governistas. Isso já era esperado, já que independentes e oposição decidiram pela convocação de chefes de Executivo locais esvaziando a narrativa de governistas de que o colegiado teria a intenção de perseguir o presidente Jair Bolsonaro. 

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Fonte: Blog do Silvinho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário