A nomeação dos ministros André Fufuca (PP) para os Esportes e Silvio Costa Filho (Republicanos) para Portos e Aeroportos teve um papel determinante para a construção de uma base mais sólida no Congresso Nacional. Apesar das críticas da base mais orgânica do petismo, o movimento de Lula é legítimo e extremamente pragmático no sentido de garantir a governabilidade.
As urnas apontaram para um país dividido ao meio, onde o ambiente permanece bastante acirrado e tóxico. As discussões são cada vez mais duras e a cada dia que passa fica mais difícil para o presidente conquistar o eleitorado que não votou nele. Por isso ter dois partidos que apoiaram a reeleição do ex-presidente Jair Bolsonaro em sua base parlamentar é um importante ativo para as votações do Congresso neste segundo semestre e naturalmente a consolidação dos próximos três anos de governo.
Político experiente, Lula já percebeu que não tem mais aquele ambiente de 2003, há vinte anos quando ele assumiu pela primeira vez a presidência da República. O próprio Congresso Nacional se tornou muito mais forte e empoderado, exigindo cada vez mais situações para poder garantir a governabilidade. As redes sociais são outro fator que mantêm um ambiente de ebulição para qualquer que seja o governo.
Diante deste cenário, Lula fez um movimento inteligente ao distribuir ministérios com partidos do centrão. Já tinha contemplado o União Brasil e legendas de esquerda como PCdoB, PDT e PSB, mas era fundamental atrair PP e Republicanos para sua base. Agora, ele irá tentar um ambiente de maior tranquilidade no Congresso Nacional para tentar criar uma pauta social e econômica que traga uma sensação de bem-estar nacional.
Posse – Os novos ministros André Fufuca e Silvio Costa Filho deverão ser empossados na próxima quarta-feira em solenidade no Palácio do Planalto com a presença do presidente Lula, que viajou para o exterior. A posse de Silvio Costa Filho deverá reunir a bancada federal pernambucana e aliados do novo ministro.
Efetivado – Outro fato político na capital federal será a efetivação do senador Fernando Dueire (MDB) no cargo. Há uma forte expectativa para a próxima sessão do Senado Federal onde o pernambucano receberá os cumprimentos de seus pares pela nova missão que desempenhará oficial e definitivamente até janeiro de 2027.
Sinal – Após usar um vestido vermelho na visita do presidente Lula a Pernambuco, a governadora Raquel Lyra repetiu o figurino no desfile do 7 de setembro. Os sinais emitidos pela governadora são de cada vez mais se aproximar do presidente Lula e do Palácio do Planalto. Por isso, a migração para o PSD é tida como inexorável, o que fará dela um dos palanques do presidente em Pernambuco em 2026, podendo ser o único, inclusive.
Encontro – Durante a viagem à Índia, o avião do presidente Lula fez uma parada técnica no Recife. O prefeito João Campos fez questão de encontrá-lo no aeroporto. PT e PSB estão cada vez mais sintonizados para a reeleição de João em 2024 no Recife.
Inocente quer saber – A governadora Raquel Lyra fará novas modificações no seu secretariado?
Fonte: Blog do Edmar Lyra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário