quinta-feira, 27 de maio de 2021

Nova regra eleitoral traz desafio para a oposição em 2022

 

Marcada por sucessivas derrotas entre 2006 e 2020 tanto para a prefeitura do Recife quanto para o governo de Pernambuco, onde em oito disputas, sete foram vencidas pelo PSB e uma pelo PT, a oposição se depara com inúmeros desafios para fazer o contraponto ao grupo liderado pelo governador Paulo Câmara e apresentar um projeto competitivo em 2022.

Além da necessidade de buscar o entendimento em torno daquele que será o candidato do grupo oposicionista a governador, atualmente com três postulantes, Anderson Ferreira, Miguel Coelho e Raquel Lyra, está na regra eleitoral o maior problema da oposição para entrar na disputa.

Pelo que está pacificado em Brasília, não haverá mudança na legislação eleitoral para 2022, o que obrigará os partidos a terem que montar suas chapas proporcionais. A oposição conta efetivamente com PL, PSDB, DEM, PSC, Cidadania e Patriota, que juntos possuem cinco deputados federais de mandato, são eles: André Ferreira, Daniel Coelho, Fernando Filho, Fernando Rodolfo e Pastor Eurico. O grupo ainda conta com três potenciais nomes: Armando Monteiro, Fernando Bezerra Coelho e Mendonça Filho.

Sem o advento da coligação, os parlamentares, em especial da oposição, que não possuem atrativos para convencer quadros para a disputa proporcional, terão que convergir para um único partido, que pode ser o PL, o PSDB ou o DEM, se quiserem montar uma chapa para eleger algo em torno de cinco federais, o que deixaria pelo menos três concorrentes de fora, uma vez que o grupo não possui muitos puxadores de voto.

Montar chapa proporcional competitiva será o grande desafio daquele que for escolhido o candidato a governador da oposição, pois até quem está no campo oposicionista já começa a flertar com partidos governistas em busca de uma sobrevivência eleitoral, pois sente que a oposição em 2022 caminha a passos largos para ser um salve-se quem puder.

Segurança para o Agreste – O olhar técnico para a segurança pública do deputado estadual e delegado Erick Lessa, tem permitido excelentes resultados para o trabalho das forças de segurança na região do Agreste. Uma prova disso foi a última reunião com o secretário da SDS, Antonio de Pádua, onde o parlamentar apresentou um dossiê detalhado sobre as necessidades do IML de Caruaru, que atende toda região. Através dessa integração do interior com a capital, a política de segurança pública pode ser implementada com mais eficácia.

Apoio total – O PL nacional pretende lançar candidatos a governador em vários estados, ano que vem, e coloca Anderson Ferreira como uma prioridade. A direção do partido garante que dará todo apoio à sua candidatura em Pernambuco. Além de ter um governador num estado importante, o PL trabalha para ampliar a bancada federal.

Encontro – Acompanhado dos deputados federais Augusto Coutinho (Solidariedade) e André de Paula (PSD), o prefeito do Recife, João Campos (PSB), se reuniu com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM) na residência oficial do Senado. Durante o encontro, trataram de ações para o enfrentamento da pandemia.

Inocente quer saber – Qual integrante da oposição estaria flertando com partidos governistas em busca de sobrevivência?

Fonte : Blog do Edmar Lyra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário