quarta-feira, 26 de maio de 2021

Bolsonaro sanciona lei que amplia o alcance do Teste do Pezinho no SUS

 

Presidente não fez discurso na cerimônia de sanção do projeto

Presidente não fez discurso na cerimônia de sanção do projeto

ALAN SANTOS/PR - 25.05.2021

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sancionou nesta quarta-feira (26) um projeto de lei que amplia para 14 o número de doenças detectáveis no Teste do Pezinho feito na rede do SUS (Sistema Único de Saúde). A medida entrará em vigor 365 dias após sua publicação.

Antes da mudança, a versão do teste disponibilizada na rede pública detectava até seis doenças, enquanto que a versão aumentada, encontrada nas redes particulares, faz o diagnóstico de até 53 condições, incluindo as seis já detectadas pelo teste básico. 

Além da ampliação, o texto determina que durante atendimentos de pré-natal e de trabalho de parto, os profissionais de saúde deverão informar à gestante sobre a importância do Teste do Pezinho e sobre as diferenças entre os exames no SUS (Sistema Único de Saúde) e na rede privada de saúde.

Bolsonaro anunciou a sanção em cerimônia ao lado da primeira-dama Michelle Bolsonaro e do ministro da Saúde Marcelo Queiroga. Em seu discurso, a esposa do presidente afirmou que cerca de 14 milhões de pessoas são acometidas por doenças raras e o teste do pezinho vai ajudar na descoberta dessas doenças.

"Esse projeto, que será que sancionado hoje, ele depois de 20 anos traz novos benefícios aos recém-nascidos", afirmou Queiroga, se referindo a 1992, quando o teste se tornou obrigatório em todo o território nacional. 

O exame, que coleta amostras de sangue retiradas do calcanhar do bebê, pode detectar uma série de doenças raras para facilitar o diagnóstico e prolongar a vida de recém-nascidos. 

Fonte:  Do R7*.

Nenhum comentário:

Postar um comentário