segunda-feira, 31 de maio de 2021

Raquel tenta assumir protagonismo em movimento pró-vacina

 

Sem tantos holofotes, quanto seus colegas oposicionistas, na corrida pelo Governo do Estado, a prefeita Raquel Lyra (Caruaru) encontrou um mote para ganhar as manchetes e se projetar no noticiário estadual com vistas à eleição de 2022. A tucana está apostando suas fichas em liderar um movimento por mais vacina e oxigênio para o Agreste, atual epicentro da pandemia em Pernambuco.

Sábado passado, enquanto as manifestações contra Jair Bolsonaro tomavam todo o país, e a Polícia Militar realizou uma ação no Recife contra manifestantes, Raquel recebeu, em Caruaru, os ministros Marcelo Queiroga (Saúde) e Gilson Machado Neto (Turismo), esse último pernambucano e o principal aliado do presidente no estado.

Aos dois, a prefeita pediu mais vacinas para a sua cidade e região. Recebeu uma promessa de avaliação e nove concentradores de oxigênio para serem utilizados em Caruaru, como um todo, receberá 148. O Agreste, vale salientar, está em quarentena mais rígida nesse final semana e no próximo, em decorrência do aumento exponencial de casos (e mortes) de COVID-19.

A mensagem que a prefeita de Caruaru quis passar foi justamente a de que está liderando um clamor da região por mais vacinas, cristalizando, com isso, o conceito de que tem estatura e articulação para ser governadora. Mesmo largando atrás dos “concorrentes” Miguel Coelho (Petrolina) e Anderson Ferreira (Jaboatão dos Guararapes), Raquel deve ganhar pontos importantes com a iniciativa. Ela está viva e bem viva neste jogo.

PEREGRINANDO – Quem também não perde tempo e faz de tudo para ganhar holofotes em Pernambuco é o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, que acompanhou o titular da Saúde, Marcelo Queiroga, em vários municípios do Agreste, mesmo sem o assunto da visita ter a ver com a sua pasta. Além de Caruaru, eles passaram por Bezerros, Garanhuns, Gravatá (terra de Gilson), Santa Cruz do Capibaribe, Toritama e Vertentes. O plano de Gilson, combinado com Jair Bolsonaro, é disputar um mandato de deputado federal ou mesmo de senador, se o cenário para o bolsonarismo melhorar em Pernambuco. Uma candidatura a governador, apesar de difícil, não está descartada.

PEGANDO CARONA – A comitiva dos ministros Gilson Machado Neto (Turismo) e Marcelo Queiroga (Saúde) pelo Agreste foi palco também para muitos parlamentares, que vão disputar eleições no ano que vem, pegarem uma carona e tentarem arregimentar votos. Foi o caso dos deputados federal, Fernando Rodolfo, e estadual, Alberto Feitosa. Em Caruaru, quem também marcou presença foi o federal Daniel Coelho, que, mesmo contra Bolsonaro, é o deputado da prefeita Raquel Lyra. No giro, é bom salientar, os dois ministros foram recebidos por dois prefeitos do PSB: Sivaldo Albino (Garanhuns) e Padre Joselito (Gravatá), além do deputado estadual socialista Diogo Moraes, em Santa Cruz do Capibaribe.

MÁSCARAS – Sábado foi dia de conscientização e prevenção contra a covid-19. A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho realizou uma ação de entrega de máscaras e material informativo contra o novo coronavírus no Mercadão, principal Mercado Público do município. Mais de duas mil máscaras foram distribuídas na ação educativa. Mercival Ferreira é comerciante e vende bananas na feira. Ele afirmou que muitos clientes chegam sem máscara e elogiou a iniciativa da Prefeitura.
Segundo ele, a ação é muito importante para conscientizar a população. “Eu peguei máscara para mim e algumas para entregar para os meus fregueses que chegam aqui às vezes sem usá-las. A covid tá cada dia matando mais gente e precisamos nos cuidar”.

APURAÇÃO – O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, determinou, na manhã de ontem, que a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) acompanhe a assistência médica aos dois homens feridos no rosto durante a manifestação contra o presidente Jair Bolsonaro ocorrida no sábado (29), no Centro do Recife. Câmara também acionou a Procuradoria Geral do Estado (PGE) para, em conjunto com a SJDH, iniciar o processo de indenização aos atingidos. A Corregedoria da Polícia Militar investiga a ação ocorrida no centro do Recife, sábado, que deixou dois homens feridos (ambos perderam a visão). Também presente ao ato, a vereadora Liana Cirne foi atingida por spray de pimenta.

O povo quer saber: como Miguel e Anderson estão vendo essa movimentação de Raquel para 2022?

Fonte : FalaPE.


Nenhum comentário:

Postar um comentário