segunda-feira, 31 de maio de 2021

Ciro Gomes defende a implantação do voto impresso em 2022

 

O PDT defendeu a impressão dos votos e disse mais: A ideia inicial é da legenda e não de Bolsonaro e nem tampouco da direita. Veja a cronologia de quem vem defendendo a ideia ao longo dos anos: Em 2001 o então senador Roberto Requião apresentou um projeto de impressão de voto. Naquele ano as urnas eletrônicas tinham sido usadas nas eleições de 1998 e 2000. Em 2009 o deputado Brizola Neto e Flavio Dino também apresentaram um projeto que chegou a ser sancionado pelo ex-presidente Lula mas que foi revogado pelo Supremo Tribunal Federal.

A declaração de apoio ao voto impresso que foi defendido abertamente por Carlos Lupi, foi aprovado por partidos de esquerda em 2015. "Segundo Brizola Neto após a votação e com um comprovante impresso o mesmo seria depositado em uma urna sem nenhuma identificação do eleitor". Carlos Lupi ainda postou que a ideia nada tem a ver com aliança com o bolsonarismo ou simpatia, e que o atual presidente seria o profeta da ignorância.

Possível candidato da legenda pelo PDT, Ciro Gomes disse que o que Lupi defendeu não foi a mudança do sistema de votação mas sim o seu aperfeiçoamento.

“Para ficar bem claro: o que Lupi defendeu, teoricamente, em uma entrevista, não foi a substituição do voto eletrônico por voto em papel. Mas o aperfeiçoamento da urna eletrônica, tornando-a capaz de gerar um canhoto impresso”, escreveu o político.

Ele ainda criticou a associação com a defesa de Bolsonaro. “Por que esta espécie de rendição, de covardia e fatalismo absurdo que fazem considerar Bolsonaro 'dono' de qualquer ideia da qual sua turma se apropria?", questionou.

"É este tipo de pensamento derrotista que está fazendo Bolsonaro, entre outras coisas, se apropriar de símbolos pátrios - como nossa bandeira, nossas cores nacionais - e muitos aceitarem passivamente este sequestro. Defender o voto eletrônico com cópia impressa, nos moldes propostos por Lupi, é ser contra Bolsonaro e não a seu favor. Se implantado, mataria, por antecipação, sua tentativa de sabotar os resultados do pleito de 2022”, completou.

Oxigênio para Pernambuco - O Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, informou que enviará 5,1 mil concentradores de oxigênio para auxiliar as unidades de saúde com pacientes internados com covid-19 no Norte e Nordeste do país. Queiroga esteve neste domingo em Pernambuco, estado que, segundo ele, receberá 148 aparelhos até o dia 10 de junho.

João Paulo Costa - Está em vigor a medida que garante aos consumidores o acesso a informação sobre a falta de assistência técnica para produtos e serviços adquiridos. A informação deve ser transmitida ao consumidor de forma clara e documental no momento da compra. A lei é de autoria do deputado estadual João Paulo Costa.

Recorreu - O prefeito Pel Lages de São José da Coroa Grande recorreu ao Tribunal Regional Eleitoral para reverter a decisão do juiz de primeira instância que determinou a cassação de diploma dele e de sua vice. 

Alerta - Apac emite alerta para chuvas no Grande Recife, Zona da Mata e Agreste nesta segunda-feira. Chuvas podem ultrapassar 50 milímetros, de acordo com o alerta emitido pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).

Violência - Após a ampla repercussão do uso da força durante o protesto contra o presidente Jair Bolsonaro no Recife, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB)disse que a ordem das ações violentas não partiu do Palácio do Campo das Princesas e que será aberta uma investigação pela Corregedoria da Secretaria de Defesa Social (SDS), com o afastamento dos envolvidos enquanto durar o inquérito.

Assistência - O governador Paulo Câmara determinou, na manhã de ontem, que a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) acompanhe a assistência médica aos dois homens feridos no rosto durante a manifestação do último sábado, no Centro do Recife. Além disso, o governador acionou a Procuradoria Geral do Estado para, em conjunto com a SJDH, iniciar o processo de indenização aos atingidos.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Fonte: Blog do Silvinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário