segunda-feira, 31 de maio de 2021

RADAR POLÍTICO – André de Paula cada vez mais forte para disputar o Senado

 


Escrito por Wellington Ribeiro
Ao menos dois movimentos podem colocar o deputado federal André de Paula (PSD) como candidato ao Senado pela Frente Popular. O primeiro diz respeito a simpatia de um grupo de ao menos 5 deputados federais que estariam dispostos a bancar à candidatura de André para o posto dentro do conjunto da Frente Popular. O outro surge de uma conjuntura que envolve a possibilidade de aliança entre o PSD e PT no âmbito nacional, onde o Partido dos Trabalhadores, interessado no apoio do PSD à candidatura de Lula, estaria disposto a defender junto ao PSB o nome de André de Paula como candidato ao Senado em Pernambuco. Não custa lembrar que André de Paula inclusive já anda adotando uma postura mais hostil ao Governo Federal, e, sobretudo, ao presidente Jair Bolsonaro, a quem remete a culpa pelo atraso na vacinação. Talvez um indício claro de aproximação entre o PSD e PT a nível nacional e que pode resultar no apoio dos petistas ao seu nome aqui no estado.

Com um pé dentro da Frente Popular, o PT tem a preferência para indicar o nome ao Senado na chapa a ser encabeçada pelo indicado do PSB, no entanto estaria disposto não apenas a abrir mão para André de Paula, mas também a bancar o seu nome caso essa aliança nacional com o PSD se concretize.

SEM ESPAÇO – Paira uma grande incerteza sobre a possibilidade do ex-prefeito de Afogados da Ingazeira e presidente da AMUPE, José Patriota, encarar a disputa por uma vaga no Legislativo Estadual. Um dos motivos seria a viabilidade e competitividade da sua candidatura dentro do Sertão do Pajeú, sua área de atuação. Por lá vários deputados estaduais de fora já ocuparam o espaço com o apoio de prefeitos e lideranças de oposição, o que dificulta o crescimento de Patriota na região.

FECHADO – Com forte atuação nos bairros do Barro, Estância, Jardim São Paulo e Areias, o vereador recifense Joselito Ferreira (PSB) já teria decidido com quais deputados irá votar em 2022. Para federal ele vai de Felipe Carreiras, já para estadual está fechado com Waldemar Borges.

DIVISÃO – Por falar do Recife, os vereadores do PSB devem se dividir no apoio a Waldemar Borges, Sileno Guedes e Rodrigo Farias para estadual.

SERÁ QUE VAI ? – Têm surgido rumores de que Jarbinhas, filho do senador Jarbas Jarbas Vasconcelos, pode disputar uma vaga na Assembleia Legislativa. A primeira vez que Jarbinhas tentou ingressar na política foi em 2012, quando perdeu a eleição para vereador do Recife, cidade onde o seu pai chegou a ser prefeito. Até hoje custa a acreditar que um ex-governador, deputado federal, prefeito do Recife e senador passou por tamanha derrota ao não conseguir eleger o filho vereador.

NO AR – Cassado em 1ª Instância na última sexta-feira, o prefeito de São José da Coroa Grande, Pel Lages (Cidadania), estará nesta segunda-feira (31/05) na Rádio Litoral FM, no Programa Teor Político, para esclarecer fornecer esclarecimentos sobre a sentença. Embora com o mandato cassado, Pel permanece a frente do Executivo Municipal. Ele recorreu ao TRE-PE pra reverter a decisão.

AGENDA – Os ministros Marcelo Queiroga (Saúde) e Gilson Machado Neto (Turismo) desembarcaram em Pernambuco neste final de semana para cumprir uma extensa agenda de visitas a municípios para verificar o fluxo de distribuição de oxigênio e os trabalhos que estão sendo executados para o enfrentamento ao COVID 19.

ALGUÉM RESPONDE ? – A quem serve as manifestações promovidas pelos simpatizantes de Bolsonaro e Lula senão à proliferação do vírus ?

Fonte: Blog Ponto de Vista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário