sábado, 29 de maio de 2021

A discussão sobre o voto impresso em 2022


Tive a oportunidade de poder participar de uma live com o deputado estadual Alberto Feitosa e a deputada federal Bia Kicis na última quinta-feira. O tema da live foi voto impresso e a CPI da covid-19. A parlamentar é presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal e eu fiz a seguinte indagação:

A eleição nos Estados Unidos ocorreu através de voto impresso e mesmo assim aliados do então presidente Trump levantaram suspeição sobre o resultado desfavorável ao presidente. Trazer o sistema do voto impresso para o país depois de mais de 20 anos de voto eletrônico não seria um retrocesso em uma época de informatização?

A indagação foi feito pelo deputado Alberto Feitosa tão logo se iniciou a live e a deputada fez uma ótima explicação. Segundo ela, o voto impresso não significa que as pessoas vão levar o papel impresso para fora da seção eleitoral, apenas conferir o voto se foi conforme ele desejou e depositar em uma urna dentro da seção para caso precise auditar tenha digamos assim uma contraprova. "Ninguém vai deixar de votar em urna eletrônica e nem tampouco sair com o papel não" respondeu a parlamentar.

O voto impresso passou a ser defendido também pelo PDT. O presidente Carlos Lupi vê com bons olhos o projeto. Afinal, se alguém questionar uma fraude nas urnas eletrônicas, como poderão conferir se os votos que saíram no boletim de urna confere sem ter um segundo acesso aos votos?

Esse debate pelo que deu a entender ainda vai render.

Delegado Lessa - Em entrevista ao programa Cidade em Foco e indagado pelo nosso Blog, o deputado delegado Lessa disse que recebeu o convite para fazer parte dos quadros do PSL, mas que pretende permanecer no PP. Ele falou que tem uma ótima relação com os colegas de partido e também com os deputados federais Eduardo da Fonte e Fernando Monteiro.

Cassação - O prefeito de São José da Coroa Grande, Pel Lajes (Cidadania) sofreu uma derrota na justiça eleitoral. O juiz eleitoral cassou o seu diploma e o de sua vice. Pel permanece no cargo e pode recorrer ao TRE.

Auxílio aos artistas - O governador Paulo Câmara assinou, na manhã desta sexta-feira (28.05), projeto de lei que concede apoio financeiro para artistas e grupos culturais da tradição junina de todo o Estado. A iniciativa cria o Auxílio Emergencial do Ciclo Junino de Pernambuco – seguindo o modelo do benefício concedido à classe cultural no Carnaval deste ano. Por conta da pandemia da Covid-19, essas categorias profissionais estão impedidas de promover atividades há mais de um ano.

Dificuldade - Embora tenham recebido o sinal verde do Palácio para vacinar outros grupos prioritários como profissionais da educação e motoristas, muitas prefeituras vão ter dificuldade para conseguir abranger todas essas classes. O motivo é que embora tenham recebido a autorização para vacinar, não tem vacina para todo mundo. Esta é a realidade de inúmeros municípios espalhados no estado, muitos deles inclusive chegaram a interromper a campanha de vacinação contra covid pela falta de vacinas.

Entendendo bem - O que aconteceu na verdade foi uma autorização. A partir de agora o município que quiser e puder vacinar profissionais da educação poderão fazê-lo. Mas não significa que vai chegar mais doses. Além disso em muitos desses municípios não se tem nem estoque  tendo em vista que a quantidade de vacinas que chegam é pequena.

Suape I - Conhecido como “combustível do futuro”, o hidrogênio verde é a principal aposta da indústria mundial para suprir demandas energéticas sem emissão de gás carbônico. A inovação deve chegar em Pernambuco através de investimentos da Qair Brasil no Porto de Suape.

Suape II - Nesta sexta-feira (28), o governador Paulo Câmara anunciou que foram iniciados estudos de viabilidade técnica e econômica para implantação de uma planta de produção de hidrogênio verde no Porto.

Não vai faltar - O secretário estadual de Saúde, André Longo, voltou a informar que não há, em Pernambuco, risco de desabastecimento de oxigênio hospitalar, nem comprometimento na produção do insumo. O gestor estadual lembrou que a principal fornecedora do gás do Brasil, que mantém contrato de abastecimento para a rede estadual de saúde, conta com planta industrial no Estado, responsável, inclusive, pelo fornecimento de oxigênio para outros Estados da Região Nordeste.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Fonte: Blog do Silvinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário