sexta-feira, 26 de março de 2021

A chance de aprender a conviver com todos os cuidados possíveis

Embora tenha anunciado um plano de retomada das atividades a partir do dia 1º de abril e estendido a quarentena até o dia 31 de março muitos acreditam que os números dos próximos dias serão decisivos para que não se tenha que usar de medidas duras como foram usadas em 2020 e agora em 2021. 

A pandemia não acabou. É fato! E o pior de tudo: Estamos em uma terrível fase dela. Os índices no estado de Pernambuco são alarmantes: A taxa de ocupação de leitos de UTI para covid-19 na rede pública de saúde atingiu 98%. Na rede privada, o índice é de 91%. Apenas ontem, Pernambuco teve um novo recorde diário de casos confirmados de covid-19: mais 2.786 nesta quinta-feira. Novas mortes pela doença são 46.

No meio desse turbilhão um anúncio do governador do estado: "As atividades econômicas poderão reabrir das 10h às 20h nos dias de semana, e das 9h às 17h aos sábados, domingos e feriados. As praias voltarão a ter atividades físicas individuais permitidas, e a volta às aulas estará liberada a partir do próximo dia 5 de abril, para a rede privada e para o ensino médio da rede estadual”, afirmou Paulo Câmara.

Se o momento está tão complicado, quais os motivos levaram o governador a querer flexibilizar o isolamento? A resposta é simples: É o momento da própria população mostrar que tem como se precaver do vírus, vivendo uma vida normal. Ou seja, usando de todos os meios possíveis para evitar a contaminação e viver para movimentar a economia local. 

Estamos vivendo em um novo período: O da vacinação. O Governo de Pernambuco anunciou, nesta quinta-feira (25), a chegada de mais 177.920 doses de vacinas contra a covid-19 a Pernambuco, sendo 133.200 da Coronavac e 44.720 da AstraZeneca/Oxford. 

Com isso, o governo anunciou para todos os municípios pernambucanos a imunização de todos os idosos acima de 65 anos. Aguardemos os próximos dias e observemos se será possível realmente dar esse passo (flexibilização) ou se teremos uma nova intervenção.

Bolsonaro - O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) confirmou nesta quinta-feira (25) que vai liberar a antecipação do 13º salário para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A declaração ocorreu durante solenidade no Palácio do Planalto, na qual a Caixa anunciou a redução de juros a Santas Casas e hospitais filantrópicos.

Rodrigo Pacheco - Governadores brasileiros se reúnem, nesta sexta-feira (26), com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG). Entre os presentes, o governador Paulo Câmara (PSB). A reunião é a primeira com os chefes do Executivo e do Senado. O objetivo é traçar métodos de trabalho de enfrentamento à Covid-19 nos estados brasileiros.

Aumento brutal - O governo do estado destacou o aumento de casos da Covid-19 entre a faixa etária mais jovem, em contraponto a uma redução entre os idosos. Conforme o secretário estadual de Saúde, André Longo, a segunda semana de março foi considerada a pior de 2021, registrando 1.594 casos da Síndrome Respiratória Aguda Grave, assinalando um aumento de 19% em apenas sete dias e 40% em uma quinzena. 

Faixa etária - Na faixa dos 20 aos 39 anos, o registro de internamentos saltou de 38, na primeira semana do ano, para 93 internamentos na avaliação mais recente. Entre as pessoas com idade entre 40 e 59 anos, o aumento até a última semana foi na ordem de 200%.

Covid e educação - O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Pernambuco (Sintepe) contabilizou, em levantamento extraoficial realizado em 122 escolas estaduais do Estado, o número de 480 casos positivos de covid-19 entre os profissionais da educação e alunos.  Segundo o Sintepe, os dados consideram o período entre 23 de fevereiro e 15 de março de 2021.

Vitória de Neto Barreto - O prefeito de Joaquim Nabuco, Neto Barreto (PTB), conseguiu uma vitória importante. Por 7 votos a zero os desembargadores eleitorais julgaram improcedente uma ação apresentada pelo Ministério Público Eleitoral.

Vitória em Itamaracá - O Prefeito da da Ilha de Itamaracá, Paulo Batista e o Vice George Baiá, obtiveram mais uma vitória, na manhã desta quinta-feira (25). O julgamento encerrou com o placar de 4×3 favorecendo o  atual prefeito e seu vice.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial 

Fonte: Blog do Silvinho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário