segunda-feira, 29 de março de 2021

Bolsonaro não é unanimidade na oposição em Pernambuco

 

A oposição aqui no estado tem alguns nomes que prometem fazer a campanha presidencial em 2022 bastante animada. Nomes de direita e de centro prometem se unir em um palanque para bater de frente com o PSB, mas se tem uma coisa que não é promessa e nem compromisso é a união de todos em favor do Presidente Bolsonaro que será candidato à reeleição.

Um exemplo é o PSDB da prefeita de Caruaru Raquel Lyra e do ex-senador Armando Monteiro. Em recente declaração, Armando disse que o atual ministro da saúde só teria sucesso se conseguisse "mudar a cabeça do presidente". O ex-senador foi simplesmente humilhado ao ter tomado de suas mãos o controle do PTB, partido que militou durante anos e disputou três eleições majoritárias sendo uma para senador e duas para governador. Imaginar que o PSDB vai apoiar Bolsonaro aqui em Pernambuco é ilusão. 

Outro exemplo de quem pode até apoiar o presidente mas não é tão fácil assim é o deputado federal Daniel Coelho que comanda o Cidadania no estado. O partido está conversando com o apresentador Luciano Huck. Daniel é uma das vozes liberais e independentes no parlamento. 

Mais um que foi prejudicado pelo presidente em sua campanha para a prefeitura em 2020, Mendonça Filho que está a todo vapor na briga por uma vaga na Câmara Federal talvez não caminhe com o presidente. Ainda no campo oposicionista temos a deputada federal Marília Arraes e o seu partido, o PT. Marília estaria de conversa com Ciro Gomes e de malas prontas para o PDT onde teria caminho livre para disputar o governo de Pernambuco. A jovem parlamentar apoiará Ciro ou Lula. 

Bolsonaro será o candidato dos Ferreiras e dos Coelhos. Os dois principais nomes da oposição: O Prefeito Miguel Coelho (Petrolina) e o Prefeito Anderson Ferreira (Jaboatão) batem continência para o capitão. Mas, como já está explicito, dificilmente um palanque de oposição estará fechado com Bolsonaro.

Frente Popular - Mas a frente popular também não estará unida com um candidato progressista. Os dois nomes que figuram como prováveis candidatos ao senado: Eduardo da Fonte (PP) e Silvio Costa Filho (Republicanos) são de centro e aliados do presidente. Com certeza os dois estarão fazendo campanha para Bolsonaro e não para um candidato progressista aqui no estado, embora apoiem Geraldo Júlio, o nome do PSB para governador. 

Para chamar de seu - O PTB já anunciou que terá candidato a governador em Pernambuco. Neste palanque pode crer que teremos um alinhamento de 100% com o presidente. Até porque quem não rezar segundo a cartilha de Bolsonaro se tiver dentro é convidado a sair e se tiver fora, não tem chances de entrar.

Com Lula - A oposição vai querer evitar uma nacionalização do deputado pelo governo do estado aqui em Pernambuco. O motivo é simples: Possivelmente quem será o candidato da frente popular em 2022 deverá ser o ex-presidente Lula que tem uma altíssima popularidade no interior do estado. Fica até difícil fazer um debate pelo governo de Pernambuco com o nome de Bolsonaro pelo interior. Em 2018 o carimbo de "Time de Temer" reduziu e muito a preferência do eleitorado pelo palanque da oposição.

Vacinação - Paulo Câmara informou que Pernambuco imunizou 54 mil pessoas na última sexta-feira (26.03), batendo, assim, um novo recorde. Ainda na sexta, o Estado recebeu mais de 177 mil novas doses de vacina – sendo 133.200 da Coronavac e 44.720 da AstraZeneca/Oxford – que foram distribuídas no mesmo dia para as gerências regionais de saúde.

Leitos - Em uma visita feita ao Hospital de Referência à Covid-19 – unidade Olinda, localizado na maternidade Brites de Albuquerque, o governador Paulo Câmara anunciou que o estado já passou da marca de 500 leitos abertos em apenas 28 dias. O aumento da oferta de leitos de UTI no equipamento hospitalar foi possível devido à doação do Sistema Hapvida, de 15 estruturas modulares, que funcionam na área externa do serviço de saúde.

Pesqueira - A Defensoria Pública da União (DPU) opinou pela autorização à posse de Cacique Marquinhos, prefeito eleito em Pesqueira (PE). Líder do povo Xukuru, o candidato do Republicanos é o primeiro indígena eleito da região. Em um parecer, o defensor nacional de Direitos Humanos, Atanasio Darcy, manifestou-se favoravelmente a Marquinhos, e pediu para a DPU participar do julgamento.

Silvinho Silva, editor do Blog
Whatsapp: (81) 98281 4782
Email: silvinhosilva2018@gmail.com
Instagram: @blogdosilvinho_oficial

Fonte: Blog do Silvinho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário