quarta-feira, 31 de março de 2021

Raul Henry fica entre a cruz e a espada no MDB

 

A medida em que os meses passam fica cada vez mais próximo da definição do caminho a ser adotado pelo MDB nas eleições de 2022. Atualmente, o partido integra a Frente Popular, e muitos apostam que seguirá assim nas eleições do próximo ano, porém, a sigla tem dois integrantes de peso que almejam apresentar um voo próprio em 2022, que são o senador Fernando Bezerra Coelho e o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, este último pré-candidato a governador de Pernambuco.

O deputado federal Raul Henry, presidente estadual da sigla, desde 2012 é aliado do PSB quando desistiu de disputar a PCR para apoiar o então ex-secretário e pré-candidato Geraldo Julio. De lá pra cá foram cinco eleições majoritárias vencidas pelo PSB, das quais, duas tiveram o MDB compondo a chapa, Raul Henry vice-governador em 2014 e Jarbas Vasconcelos senador em 2018. Estes laços são cada vez mais fortes, porém alguns entendem que Raul não teria condições de montar uma chapa proporcional no atual sistema sem Fernando Bezerra e Miguel no partido, e avaliam que dificilmente o PSB garantiria a carga que foi dada em 2018 para preservar novamente seu mandato em 2022.

A saída dos sonhos para Henry seria a volta dos Coelhos para a Frente Popular, porque garantiria também a chegada dos deputados Fernando Filho e Antonio Coelho ao MDB e estariam garantidas as condições de montagem de chapa proporcional tanto na Câmara Federal quanto na Assembleia Legislativa de Pernambuco, mas esta hipótese fica cada vez menos provável, dado o desejo de Miguel Coelho em ser governador. A bem da verdade é que Raul Henry terá que tomar uma posição clara ainda em 2021 para dizer qual caminho o partido adotará porque a partir de então o quadro eleitoral do próximo ano ficará mais cristalizado.

Carlos Muniz – Secretário de governo da Prefeitura do Recife, o vereador licenciado Carlos Muniz (PSB) frequentemente recebe elogios pela forma como vem conduzindo a articulação política do prefeito João Campos. Com vasta experiência no serviço público, Muniz foi uma escolha pessoal de João para lhe auxiliar na interlocução com diversos setores da gestão.

Proventos – O decano do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Marco Aurélio, informou à Presidência da Corte que vai se aposentar no dia 5 de julho, uma semana antes de completar 75 anos, quando teria que ser aposentado compulsoriamente. Marco Aurélio disse que vai adiantar em alguns dias o ato para ter “mais segurança sobre os proventos” de aposentadoria. O ministro foi indicado em 1990 pelo seu primo Fernando Collor, na época presidente da República. A indicação do substituto caberá a Bolsonaro.

Responsabilidade – Apesar de ser um vereador de oposição, Alcides Cardoso (DEM) tem atuado no sentido de ajudar a gestão de João Campos a vencer os efeitos perversos da pandemia da Covid-19. Com uma oposição responsável e propositiva, Alcides tem sido reconhecido por governistas como uma grata surpresa neste início de legislatura.

Inocente quer saber – Quando Raul Henry dirá publicamente o caminho que será adotado pelo MDB em 2022?

Fonte : Blog do Edmar Lyra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário