sábado, 31 de outubro de 2020

Covid-19: Saúde emite orientações para monitorar casos suspeitos de reinfecção

 

30102020 exame pcr covid credito italo Ricardo secom gov rondoniaCom o objetivo de identificar casos suspeitos de reinfecção pelo novo coronavírus (Covid-19) no Brasil, o Ministério da Saúde reuniu orientações a Estados e Municípios na Nota Técnica 52/2020. O documento da Secretaria de Vigilância em Saúde define o que é considerado um caso suspeito e detalha fluxos para notificação e envio de amostras para análise. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta os gestores municipais para a necessidade de monitorar os casos suspeitos de reinfecção e, principalmente, para a manutenção de todas as medidas de prevenção e controle da transmissão da Covid-19.

A suspeita de reinfecção ocorre, segundo a pasta, quando há dois resultados positivos do exame RT-PCR, com intervalo igual ou superior a 90 dias. Isso vale independentemente da condição clínica observada em cada um dos episódios de infecção respiratória. Para análise do caso, o ministério reforça que é preciso haver disponibilidade das duas amostras biológicas, com conservação adequada.

Para comunicação e esclarecimento de dúvidas relacionadas a suspeitas deve ser usado, prioritariamente, o e-mail gripe@saude.gov.br. Também no endereço eletrônico devem ser encaminhados as fichas de notificação do caso suspeito (e-SUS Notifica, SIVEP-Gripe e GAL) digitalizadas e um relatório de investigação do caso.

As amostras dos dois exames são condição obrigatória para investigação dos casos suspeitos. Elas terão de ser enviadas juntas para o Laboratório de Vírus Respiratórios e Sarampo da Fiocruz, no Rio de Janeiro, ou para o Instituto Adolfo Lutz (IAL), em São Paulo, ou para o Instituto Evandro Chagas (IEC), no Pará. O local de análise é o que for referência para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) do remetente.

Além disso, as requisições precisam ser cadastradas no Sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL), acompanhadas das fichas epidemiológicas e dos resultados do laboratório para os exames RT-PCR. A nota técnica também estipula que as amostras devem ser enviadas em embalagem de transporte UN3373 com gelo seco. Já a requisição padrão de transportes de amostras tem de ser preenchida e encaminhada para a Coordenação Geral de Laboratórios de Saúde Pública (CGLAB), no e-mail transportes.cglab@saude.gov.br.

De acordo com o Ministério da Saúde, que reforça a necessidade de identificar e monitorar os casos suspeitos de reinfecção pela Covid-19 “com o intuito de caracterizar o perfil epidemiológico de possíveis casos para adoção de medidas de vigilância, prevenção e controle”, o resultado será informado pela pasta ao fim das investigações. A nota explica ainda que recentes estudos publicados admitem a possibilidade de reinfecção pelo novo coronavírus em curto período de tempo, sendo preciso sistematizar casos suspeitos e, se necessário, “adequar os processos de vigilância, medidas de prevenção, controle e atenção aos pacientes”.

Foto: Ítalo Ricardo/Secom Governo de Rondônia

Fonte:Da Agência CNM de Notícias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário