terça-feira, 27 de outubro de 2020

Os clássicos eleitorais da Mata Norte

As menores cidades do interior pernambucano sempre protagonizaram os maiores clássicos eleitorais. Quanto menor o munícipio, mais polarizado e consequentemente mais acirrado é o processo eleitoral. Na Mata Norte, alguns exemplos saltam aos nossos olhos.

Começando por Buenos Aires, na última eleição o atual prefeito Fabinho Queiroz venceu a então candidata Ana Carolina por 270 votos, essa diferença foi menor em 2008 quando Dr. Gislan ganhou para Dr. Divaldo e foi ampliada na reeleição de Dr. Gislan quando venceu o próprio Fabinho por 900 votos. Vamos ver quem vai levar a melhor este ano!

Nazaré da Mata é outra cidade da região que faz um verdadeiro teste cardíaco com os candidatos, em 2008, Nado Coutinho venceu Nino por míseros 57 votos. A diferença ampliou quando Nado disputou a reeleição em 12. Já na eleição passada, Nino venceu num verdadeiro passeio encima de Maurício Andrade. A eleição do 15 será o terceiro enfretamento direto entre Nado e Nino.

A terra de Antônio Moraes e Maviael Cavalcanti também é famosa por resultados apertados que se transformam em verdadeiros clássicos. Em 2012, Paquinha venceu o pleito com a diferença por 583 votos, na eleição passada ele perdeu a reeleição para Maviael por 638 votos. Macaparana espera o dia 15 para ver o duelo entre os ex-prefeitos Valdecírio e Paquinha.

Vamos encerra com Lagoa do Carro, apenas um prefeito foi reeleito na cidade, Manuel Botafogo, hoje na disputa em Carpina. Em 2008, Judite Botafogo venceu Tota Barreto por exatos 923 votos; em 12, ela perde para Jailson do Armazém com apoio de Tota por apenas 321 votos. Agora é a vez do remake de 2008, Tota e Judite voltam a ter um enfretamento direto e o clima de acirramento é grande, mesmo com o terceiro candidato.

BATEU O PÉ – O ex-prefeito de Nazaré da Mata, Nado Coutinho (PTB) teve o registro de sua candidatura impgunado pela Justiça Eleitoral. Mesmo assim, ele disse que manterá no pleito, ontem se encerrou o prazo para substituição de candidatos majoritários e proporcionais. Havia rumores que o grupo iria substituí-lo, mas não aconteceu.

RETA FINAL – O candidato a prefeito Mendonça Filho (DEM) tem todas as peças para tentar manter sua posição nas pesquisas e garantir seu passaporte para o segundo tempo da eleição. A presença do líder do Governo, Fernando Bezerra Coelho em seu palanque é uma das provas de que ele tem armas para a apresentar nesta reta final.

LIDERANÇA – A coluna de ontem teve uma repercussão no meio político grande, sobretudo entre os atores da Oposição. Ainda está na briga pelo comando do bloco oposicionista os prefeitos de Jaboatão dos Guararapes e Caruaru, Anderson Ferreira e Raquel Lyra. Esta última, está sendo muito incentivada a tentar um voo estadual em 22 podendo ter Anderson ou Daniel Coelho disputando o Senado.

FORA DA CAMPANHA – Com testagem positiva para o novo coronavírus, o deputado federal Ricardo Teobaldo, presidente estaudal do Podemos, está praticamente de fora da reta final da eleição deste ano. Ele terá que cumprir no mínimo 14 dias de quarentena.

RÁPIDAS

COLANDO IMAGEM – Marília Arraes (PT) fez um bate-volta em São Paulo para gravar com o ex-presidente Lula para sua propaganda eleitoral. Rumores é que ela também foi a capital paulistana para tentar buscar mais recursos para sua campanha. Após muitas críticas, Marília parece ter acertado sua estratégia de comunicação ao usar mais Lula e o PT.

XIADEIRA – Em Recife, um partido grande ameaça fazer corpo mole na campanha de prefeito porque seus candidatos estão sofrendo ataques de candidatos da sigla da majoritária. “Se continuar assim poderão ter surpresas no dia 15”, revelou à Coluna.

NOVO VICE – Com candidatura impugnada, Miguel Barbosa indica sua esposa Vânia para ser a candidata a vice de Janjão em Bom Jardim. Essa é a terceira vez que essa chapa muda de configuração.

PINGA-FOGO: Em Camaragibe, Jorge Alexandre desistiu ou não?

Fonte :Blog do Elielson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário