sexta-feira, 23 de outubro de 2020

Auditoria da votação eletrônica 2020 já está nos preparativos finais

 auditoria votação eletrônica

Com o intuito de demonstrar o correto funcionamento da captação e da apuração dos votos nas urnas eletrônicas, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) realizará, no próximo dia 15, data do primeiro turno das Eleições 2020, a auditoria da votação eletrônica. O procedimento existe desde 2002 e acontece sempre no mesmo dia e horário do pleito. Como o horário de votação foi ampliado em 1 hora este ano, iniciando às 7h e finalizando às 17h a fim de evitar aglomerações, a auditoria seguirá a mesma determinação.

A auditoria é feita com a participação de representantes de partidos políticos, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do Ministério Público e de qualquer cidadão interessado.

Todo o evento é público, entretanto, os interessados em acompanhar os trabalhos deverão estar credenciados perante a comissão. Para participar, é preciso que este formulário seja preenchido e enviado para o endereço  até o dia 30 de outubro.

COMO ACONTECE

Para realizar o processo, uma comissão de 6 servidores da Justiça Eleitoral pernambucana será organizada, sob a presidência de um juiz de direito, recebendo o auxílio de uma equipe composta por outros servidores, durante a véspera e o dia da eleição. No sábado anterior ao pleito (14), em sessão pública, das 9 às 12 horas, será efetuado o sorteio de 12 seções eleitorais, cujas urnas eletrônicas serão objeto das auditorias de funcionamento e de verificação dos sistemas. O evento será realizado no prédio sede do Tribunal, localizado na Av. Agamenon Magalhães, nº 1.160, térreo, Graças, Recife.

Na ocasião cédulas de papel serão preenchidas e depositadas em urnas de lona. Todo o processo é público e pode ser acompanhado por instituições públicas e privadas, imprensa etc. Isso é feito para que, no dia da auditoria, os participantes digitem os votos tanto na urna eletrônica quanto no Sistema de Apoio à Votação Paralela (SAVP).

Dessa forma, as 4 urnas selecionadas para a auditoria de funcionamento em condições normais de uso serão retiradas do local de votação e levadas para o ambiente controlado, previamente preparado, para a realização dos trabalhos (antiga sede do TRE-PE, na Av. Rui Barbosa, 320).   

As demais seções sorteadas, em número de oito, serão submetidas à verificação dos sistemas instalados nas urnas nos próprios locais de votação, mediante convocação dos respectivos juízes eleitorais.

Ao final do dia, os boletins das urnas auditadas deverão coincidir com os boletins emitidos pelo sistema paralelo dos computadores a elas vinculados.

FISCALIZAÇÃO

Todos os procedimentos serão filmados por uma empresa contratada pelo TRE-PE, e passarão por auditoria externa de outra empresa contratada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Depois de finalizada a apuração, é feita a comparação do resultado da votação revelado pelo participante com o resultado registrado no Boletim de Urna.

Ao final do evento, os auditores emitem relatórios sobre a operação. Esses documentos deverão conter o resultado da contagem independentemente do número de votos, realizada manualmente pelo fiscal, além da descrição de qualquer evento inusual ocorrido entre o início da votação e a impressão final do boletim de urna.

Os relatórios serão disponibilizados na seção eleitoral auditada.

Fonte: TRE-PE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário