sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Lupércio lidera em Olinda, onde o PCdoB vem jogando com 2º turno

A 15 dias da eleição, a primeira Pesquisa Folha/Ipespe, em Olinda, aponta o prefeito Professor Lupércio, do Solidariedade, que concorre à reeleição, com 42% das intenções de voto. João Paulo, ex-prefeito do Recife, que concorre pelo PCdoB, pontua com 28%. Na cidade, o PCdoB vem apostando na hipótese de conseguir esticar a disputa para um 2º turno. O partido tem ampliado o diálogo com adversários, nos bastidores, visando a angariar apoios para uma eventual nova fase da campanha. Os comunistas não descartam aglutinar outros prefeituráveis em torno do seu projeto, a exemplo de Jorge Federal (3%); Tota do V-8 e V-9 (3%); Celso Muniz (2%) e Guto Santa Cruz (2%). Além destes, concorrem ainda à Prefeitura de Olinda, os candidatos: Armando Sérgio (3%), André Azevedo (1%), Marcos Freire Jr. (1%) e Marina Dias (1%). A pesquisa Folha/Ipespe, registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo PE-05825/2020, foi a campo nos últimos dias 27 e 28 e tem margem de erro de 4,5 pontos percentuais.

Em simulação de 2º turno, a amostra apresenta o prefeito Professor Lupércio com 52% contra 36% de João Paulo. Se a amostra sinaliza chance de definição do pleito no primeiro turno e ainda o prefeito Professor Lupércio abrindo 16 pontos em caso de 2º turno, o desafio para o PCdoB será dar conta da estratégia traçada, de provocar o 2º turno. Na cidade, os comunistas, presididos nacionalmente pela vice-governadora Luciana Santos, contam com o apoio do PSB. A aliança das duas siglas, em Olinda, gerou ruídos com o Solidariedade, do prefeito Professor Lupércio, que dava como certa a composição com os socialistas, uma vez que ele apoiou a reeleição do governador Paulo Câmara. Dividido, o PSB declarou apoio a João Paulo.

Gleisi com Marília e João Paulo
Presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann desembarca em Pernambuco hoje. A previsão é de que ela participe de um ato de campanha da candidata à Prefeitura do Recife, Marília Arraes, e siga para Olinda. Na cidade histórica, deve protagonizar ato de campanha ao lado de João Paulo, que tem apoio do PT. Os dois eventos são voltados para mulheres.

Fafá com João > A cantora Fafá de Belém baixou, na noite de ontem, no comitê do candidato à Prefeitura do Recife, João Campos. "Faz muito tempo que não fazia política. Mas quando soube que João ia sair, liguei pra (Marcelo) Canuto (presidente da Fundarpe) e disse que vou com ele", contou a cantora, em ato para mulheres.

TRE-PE suspende... > Como antecipamos, ontem, o TRE-PE tomou a decisão, através de proposta feita pelo presidente Frederico Ricardo de Almeida Neves, em sessão realizada na última quarta-feira, de proibir, em todo o estado, atos presenciais relacionados à campanha Eleitoral 2020, causadores de aglomeração.

atos de campanha> A decisão se refere à aglomeração ainda que em espaços abertos, semi-abertos ou no formato drive-in, tais como: comícios; bandeiraços, passeatas, caminhadas, carreatas e similares; e confraternizações ou eventos presenciais, inclusive os de arrecadação de recursos de campanha, ainda que no formato drive-thru. Proibição começou a valer na noite de ontem mesmo.

Exames falsos > ­ Em Fernando de Noronha, a apresentação de exames falsos de covid-19 tem acendido o sinal amarelo na administração. Um grupo de quatro turistas entrou no radar da fiscalização após desembarcar, na ilha, com exame do último dia 25, fora do protocolo. Negaram-se a fazer teste na ilha e, ontem, o promotor Flávio Falcão, fez denúncia com pedido de prisão preventiva.

Fonte: Folha de PE.


Nenhum comentário:

Postar um comentário