Faltando dezoito dias para a disputa do primeiro turno da prefeitura do Recife, uma constatação se tornou óbvia no meio político, e até o presente momento não há indicativo de como será, que é o peso político do presidente Jair Bolsonaro no processo eleitoral da capital pernambucana.
Vitorioso no primeiro turno das eleições presidenciais no Recife, Jair Bolsonaro ampliou sua votação no segundo turno, mesmo tendo menos votos que seu adversário Fernando Haddad. Os números obtidos pelo presidente geraram grande expectativa no meio político, inclusive com o lançamento de nomes que disputavam a alcunha de candidato bolsonarista, como o Coronel Feitosa e Marco Aurélio, porém a realidade que se impôs foi completamente diferente.
Pesquisas apontam uma baixa aprovação do presidente Bolsonaro na capital pernambucana e um efeito praticamente nulo na disputa municipal, porém há uma expectativa entre os defensores das candidaturas de Mendonça Filho e Delegada Patrícia que o eleitor bolsonarista comece a se posicionar mais claramente nesta reta final da disputa através do voto útil. Como há um empate técnico entre os dois candidatos, de acordo com o Ipespe, é esperado que este eleitor enfim apareça para ajudar um dos dois a tentar chegar a um eventual segundo turno contra João Campos, favorito no levantamento do instituto.
Araripina – Após união de forças entre o grupo da deputada Roberta Arraes (PP) e o de Tião do Gesso (Solidariedade), o candidato segue consolidando sua campanha em busca da vitória no dia 15 de novembro. O sentimento na cidade é de que a candidatura do Solidariedade está cada vez mais forte para desbancar o atual prefeito, que tenta a reeleição.
Circulando – O senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) tem se movimentado bastante durante as eleições municipais. Durante sua passagem por Gravatá, ao lado de Joaquim Neto (PSDB), Fernando aproveitou para criticar o estado de conservação das estradas pernambucanas e prometeu trabalhar junto ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, para melhorar a situação.
Disparos – Nas eleições deste ano, diversas pessoas estão reclamando do volume de disparos no WhatsApp com difamação contra alguns candidatos, tanto no Recife quanto em cidades metropolitanas. Os números geralmente são de DDDs de outros estados e utilizam vídeos, textos e imagens criminosas para atacar os postulantes.
Delegada Patrícia – Candidata do Podemos a prefeita do Recife, a Delegada Patrícia se disse vítima de uma fraude no Minha Casa Minha Vida. Segundo a postulante, criminosos utilizaram indevidamente seus dados para cadastrar pedido no programa do governo federal.
Guia – Mendonça Filho iniciou seu guia da terça fazendo um comparativo da sua trajetória com a de João Campos. Nesta reta final, Mendonça tenta garantir uma polarização contra o candidato do PSB, favorito nas pesquisas.
Casando – O candidato Coronel Feitosa (PSC) utilizou seu guia para associar sua imagem ao presidente Jair Bolsonaro. Ele aposta que na reta final o eleitorado bolsonarista possa decidir pela sua candidatura.
Inocente quer saber – Como ficará o cenário eleitoral do Recife ao final desta semana?
Fonte: Blog do Edmar Lyra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário