sábado, 31 de outubro de 2020

A importância da reta final na campanha eleitoral

Ao longo da história das campanhas eleitorais as últimas semanas quase sempre tiveram um peso de ouro pelo grau de importância e por serem decisivas. No Recife, por exemplo, foi na reta final da sangrenta eleição de 1985 que o então deputado Carlos Lapa jogou nas ruas da capital, com o apoio de Jarbas Vasconcelos que estava atrás nas pesquisas, a denúncia contra o também candidato e quase-eleito Sergio Murilo de que ele havia matado uma pessoa em Carpina. O resultado todos lembram!

Os passos desses últimos dias terão que ser milimetricamente calculados de todos os lados. Quem está na frente tem que fazer de tudo para se sustentar e não mostrar fraqueza, por sua vez quem está atrás terá que montar a melhor estratégia para vencer o pleito, no caso do Recife, levar para segundo turno.

Por fim, sem campanha de rua bloqueada pelo TRE, a configuração do final da campanha de 202 mudou completamente. De ontem para hoje, muitos candidatos reuniram sua coordenações para traçar uma nova estratégia. Quem estava pensando em ampliar o volume agora deu com os burros n’água. Portanto, são duas semanas primordiais que se não forem bem aproveitadas poderão ser fatais.

ACERTOU EM CHEIO – O guia do PSB de ontem foi uma verdadeira aula de comunicação e marketing político. Bater na delegada, sem citar ela e ao mesmo tempo mexer no maior patrimônio do pernambucano, o “maior ego em linha reta”, parafraseando o comercial. Com frases de efeito e um poeta enaltecendo o sotaque, João Campos conseguiu se vestir de candidato orgulhoso por ser da terra. Sendo o melhor contraponto as postagens polêmicas nas redes sociais da Delegada Patrícia Domingos (Podemos).

DEBAIXO DOS PANOS – A Coluna tomou conhecimento que parte do bloco de Oposição já teve algumas conversas esses dias e começaram a cogitar uma aliança por debaixo dos panos com a delegada Patrícia Domingos (Podemos), caso ela consiga emplacar para os segundo turno. O gesto mais concreto nessa informação, foi a omissão do nome de Mendonça Filho da inserção da delegada, que antes aparecia de alto e bom tom rebatendo a crítica escrachada do democrata.

REMAKE – A primeira rodada de pesquisa Ipespe em Olinda animou demais o candidato João Paulo (PcdoB), ele fez diversas postagens já cravando o segundo turno na cidade. “Agora vamos virar”, disse ele em postagem nas suas redes sociais. O comunista que já governou Recife por duas vezes, aposta no remake da campanha de 2000 quando venceu o então prefeito Roberto Magalhães.

RÁPIDAS

TENSÃO EM BRASÍLIA – O presidente Bolsonaro não gostou da declaração do seu vice Hamilton Mourão sobre a ajuda do Governo na compra da Coronavac . Bolsonaro foi direto: “A caneta Bic é minha”, afirmou o presidente. Não gostou e ainda levou para a imprensa!

GRAVANDO COM MOURÃO – Enquanto isso, o candidato a prefeito do Recife, Marco Aurelio (PRTB) vai passar o final de semana em Brasília para gravar com o vice-presidente general Hamilton Mourão. Lembrando que Marco nem guia tem na eleição.

FALTOU O SILÊNCIO – Após desistir de disputar a eleição para prefeito de Jaboatão, o ex-deputado federal Silvio Costa ainda fica enviando notas à imprensa insistindo na tese da vitória do candidato Daniel Alves. Costa é conhecido no meio político como bom nas contas eleitorais e fazendo isso poderá mexer nesse status que ele nutre até hoje.

PINGA-FOGO: Chaparral conseguirá emplacar o sucessor em Orobó?

Fonte: Blog de Elielson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário