terça-feira, 27 de outubro de 2020

Paulo Câmara assina carta pelo clima junto com governadores

 

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, já confirmou presença. Além dele, participarão ainda os governadores: João Doria (São Paulo), Helder Barbalho (Pará), Waldez Góes (Amapá), Rui Costa (Bahia), Renato Casagrande (Espírito Santo), Flávio Dino (Maranhão) e Romeu Zema (Minas Gerais). Eles estarão reunidos, na próxima quinta-feira (29), às 14h, no I Encontro Internacional Governadores pelo Clima. Em formato virtual, o evento, realizado pelo Centro Brasil no Clima (CBC), visa a mobilizar os gestores comprometidos com a solução da crise climática a liderar a construção de uma rede de ações para uma governança climática sustentável. Na ocasião, serão apresentadas as experiências exitosas já realizadas por por governadores de outros países e regiões, como Estados Unidos, Argentina e União Europeia. Também participam: Yvon Slingenberg, diretora de Ação Climática da Comissão Europeia, e o ex-governador da Califórnia (EUA), Jerry Brown, além de Israel Klabin, associado e membro-fundador da CBC.

O objetivo da articulação "é somar forças dos Estados, visando a cumprir os compromissos do Brasil no Acordo de Paris; discutir oportunidades de geração de empregos da economia verde e estruturar canais de intercâmbio internacional entre movimentos similares de outros países", destaca Sérgio Xavier, articulador político do CBC e coordenador da realização no Brasil de projeto apoiado pelo SPIPA - Strategic Partnerships for the Implementation of the Paris Agreement, iniciativa da União Europeia. Na ocasião, será apresentada a carta de compromisso para institucionalizar o Conselho de Governadores pelo Clima e criar sua base executiva, composta por representantes de governadores.

Economia limpa e inclusiva
O documento, a ser assinado pelos governadores, ressalta o papel central dos governos no esforço global para manter o aquecimento da terra bem abaixo de 2 ºC e para acelerar a transição para uma uma economia limpa e inclusiva. A ideia é ainda fomentar uma retomada da economia no pós-pandemia, como está ocorrendo na União Europeia com ações voltadas para economia verde.

Energia verde > Há expectativa de que o formato adotado para retomada da economia na Europa inspire governadores e facilite a articulação de investimentos no Nordeste e no Brasil, onde há potencial de geração de energias renováveis. Fala-se na produção de hidrogênio verde, a partir da energia eólica, solar e Pernambuco pode ser base para isso.

Largada > Como antecipamos, uma plataforma ecorresponsável, intitulada Política Pelo Clima, foi lançada na semana passada, visando a mobilizar todos os candidatos envolvidos no pleito do Recife a assinarem uma carta de compromissos. O primeiro dos postulantes à Prefeitura da Capital a assinar foi João Campos. O socialista se reuniu virtualmente, ontem, com Sérgio Xavier, coordenador da plataforma. 

Voto útil > Em nova fase da campanha, Patrícia Domingos, como a coluna cantara a pedra, levou ao ar, ontem, nova peça de propaganda cujo foco é a experiência administrativa. O filme, com presença de Daniel Coelho, grifa que ela sabe liderar, tabalhar em equipe e que teve "desempenho excelente onde passou". 

2º turno >  A estratégia visa a fazer um contraponto a um dos aspectos mais enfatizados por Mendonça Filho: as passagens dele por diferentes cargos públicos e a experiência administrativa.

Fonte: Folha de PE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário