segunda-feira, 26 de outubro de 2020

A eleição do Recife produzirá o novo líder da Oposição em PE

Desde 2014 quando foi candidato a governador pela primeira vez, o ex-senador Armando Monteiro (PTB) assumiu o comando da Oposição em Pernambuco. Seu protagonismo foi renovado quando foi mais uma vez candidato a governador quatro anos depois. Sofrendo duas derrotas consecutivas e vendo seu partido esvaziando, Armando não tem mais o mesmo tamanho que antes. E como na política não existe posto vago, existem alguns atores que poderão conduzir esse processo a partir de agora.

O resultado final da eleição do Recife será o divisor de águas e até parâmetro para resolver essa briga interna. Se o ex-ministro Mendonça Filho (DEM) termina bem a eleição, mesmo que não fature a vitória, ele tende reunir em torno de si a Oposição que o apoiou nesta campanha, salvo se o senador Fernando Bezerra Coelho tomar pra aí esse protagonismo.

Mas, se a delegada Patrícia Domingos (Podemos) terminar na frente de Mendonça, o grande vitorioso da Oposição será o deputado federal Daniel Coelho, presidindo um partido, assumiu a campanha da delegada e contrariou todo o bloco oposicionista ao declarar voto à candidatura da delegada. Mesmo rifado da disputa, Daniel arranjou um jeito de se fazer presente.

Toda eleição majoritária na capital tende ser o reflexo do que será a estadual dois anos depois. Portanto, ou Daniel Coelho ou Fernando Bezerra ou o próprio Mendonça fazem uma “eleição” extra para ver quem será o mais novo condutor da Oposição em Pernambuco. Com o ponto já para Daniel e FBC, ambos ampliaram suas bases no interior, enquanto Mendonça se preocupa exclusivamente com Recife.

DIA D – Segundo o calendário eleitoral, hoje é o último dia para o pedido de substituição de candidatos para os cargos majoritários e proporcionais. Na Mata Norte, existe a expectativa na cidade de Nazaré da Mata, após a impugnação do ex-prefeito Nado Coutinho e em Araçoiaba, Cuscuz já optou em colocar sua filha.

DESFALQUE – O anúncio da desistência da candidatura de Duda Barreto, filha de Tota Barreto, pegou muita gente de surpresa, inclusive parte dos candidatos do seu partido. O PTB em Carpina terá que refazer as contas e o números de candidatos após sua saída.

VOLUME – A campanha de Beto Accioly conseguiu nos últimos dias criar uma volume em Camaragibe. Ontem, ele fez uma caminhada com presença de deputados, ex-deputados numa tentativa clara de bater de frente com a prefeita Nadegi. Beto é umas das apostas do PP para esta eleição.

RÁPIDAS

ANIMADO – O ex-prefeito de Passira, Silvestre (PSD) está muito animado com o resultado das últimas pesquisas internas. Se continuar do jeito que está a eleição na terra do bordado cairá no seu colo. Mas, não pode subestimar a prefeita Renya.

AGENDA – O governador Paulo Câmara visita, hoje, os municípios de Petrolina, Dormentes e Afrânio, no Sertão do São Francisco. A agenda terá início com uma vistoria ao Sistema de Esgotamento Sanitário de Petrolina, na Bacia do Jatobá.

GRAVATÁ – A candidatura do padre Joselito vem preocupando muito o prefeito Joaquim Neto (PSDB). A junção do PSB e PL engrossou o caldo contra o prefeito que está tentando a reeleição.

PINGA-FOGO: Qual será a bomba que vai mudar a eleição em São Vicente Ferrer?

Fonte : Blog do Elielson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário