sábado, 31 de outubro de 2020

A necessária reestruturação do DEM no Recife

Sucedâneo da Aliança Renovadora Nacional, através do PDS e depois PFL, o Democratas, que mudou de nome em 2007, vem perdendo espaço no Recife desde que Roberto Magalhães não conseguiu ser reeleito em 2000. O partido tinha grande protagonismo na década de oitenta, com prefeitos como Gustavo Krause e Joaquim Francisco, também tinha grande representação na Câmara Municipal do Recife.

Porém, a cada ano, esse resultado foi sendo reduzido, mesmo chegando a disputar a prefeitura do Recife em faixa própria em 2000, 2008, 2012 e 2016. Na eleição passada chegou ao seu pior momento quando não elegeu um único vereador. Na disputa deste ano, o partido fez uma manobra extremamente arriscada, quando lançou seus dois principais quadros do Recife, o ex-ministro Mendonça Filho, e a excelente deputada estadual Priscila Krause numa chapa majoritária.

A decisão se deu por falta de opções de quadros no PTB, PL e PSDB, partidos que decidiram apoiar a candidatura do Democratas no Recife. E de fato, a escolha de Priscila foi uma ótima escolha, porém se tornava arriscada pela não garantia de vitória atestada em pesquisas eleitorais, e pelo fato de colocar na berlinda os dois principais nomes do partido no Recife.

Passado o processo eleitoral, independente do resultado das urnas, o Democratas terá que fazer uma reestruturação no Recife para voltar a ter algum tipo de protagonismo, cuja avaliação se estende ao PSDB e ao PTB, que não montaram sequer chapas para vereador, situação atípica para três partidos tão representativos na política brasileira.

Fernando Filho – Único deputado federal do Democratas, Fernando Filho deverá eleger boa quantidade de prefeitos pelo partido, o que lhe dará ainda mais força junto ao diretório nacional da legenda, comandada pelo prefeito de Salvador e seu amigo pessoal, ACM Neto.

Proibição – A proibição de campanhas eleitorais nas ruas causando aglomeração foi interessante para quem já tinha a vida resolvida com ampla margem em pesquisas, porém para aqueles que ainda precisavam consolidar o favoritismo e contavam com isso, tiveram grande prejuízo.

Raquel Lyra – Na expectativa de ser reeleita este ano, aliados da prefeita Raquel Lyra já consideram que ela seria um excelente nome para disputar o governo de Pernambuco em 2022. Apesar de ter credenciais para postular o cargo, Raquel nega qualquer intenção e diz que sua prioridade é a cidade de Caruaru.

Ouricuri – Candidato à reeleição, o prefeito Ricardo Ramos (PSDB), pode quebrar um tabu na cidade ao ser o primeiro político a ser reconduzido em Ouricuri. No início da semana Botinha Coelho (SD) foi substituído pelo seu filho, Victor de apenas 23 anos. A proibição se deu porque Botinha é cunhado do atual prefeito, portanto, inelegível, o que foi interpretado na cidade como um cenário favorável ao atual gestor.

Inocente quer saber – Qual candidato ou candidata teve mais prejuízo com a proibição de campanha de rua no Recife?

Fonte: Blog do Edmar Lyra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário