segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Ricardo Teobaldo fortalece Podemos nas eleições municipais

No segundo mandato como deputado federal, Ricardo Teobaldo ingressou no PTN em 2016, e em 2017 o partido passou a se chamar Podemos. Nas eleições de 2018 conquistou seu segundo mandato na Câmara dos Deputados e teve a missão de fortalecer o partido em diversas regiões do estado, em especial a Mata Norte, onde é seu reduto.

Teobaldo também teve a construção do partido no Recife, cujo melhor desempenho foi em 2012 quando elegeu três vereadores, porém para as eleições de 2020 não tinha nenhum vereador de mandato. Com o partido limpo de vereadores, conseguiu a filiação de Patrícia Domingos, que era disputada por diversas legendas, para ser colocada como pré-candidata a prefeita do Recife, numa articulação iniciada pela executiva nacional.

O partido, que nunca teve candidato majoritário no Recife, passou a ter um nome que mesmo que não seja vitoriosa, estará fortalecendo a sigla para as eleições de 2022, quando Teobaldo tentará a reeleição para a Câmara dos Deputados e lançará nomes para deputado federal e estadual.

Nas projeções do meio político, além de dois a três vereadores na capital pernambucana, o Podemos poderá viabilizar a eleição de cerca de quinze prefeitos, filiados à sigla ou ligados politicamente ao seu presidente, o que dará um tamanho político representativo a Teobaldo na disputa vindoura de 2022.

Críticas – O ex-ministro Mendonça Filho começou a estocar a Delegada Patrícia. Ao término de sua bicicleata, disse que Recife era uma cidade de povo bonito, numa crítica velada a sua adversária, que teve mensagens em redes sociais viralizadas nas redes sociais.

Risco – A estratégia de Mendonça está correta, pois ele disputa uma mesma faixa de eleitorado com Patrícia, e se ela crescer nas pesquisas será em cima dos seus números, o que poderá prejudicá-lo. Então para não ter risco, Mendonça deverá intensificar esta semana as críticas à candidata do Podemos.

Acerto – Marília Arraes voltou a acertar no guia eleitoral. A candidata do PT tem utilizado a imagem de Lula e adotou a cor vermelha do partido, o que já foi percebida na pesquisa Ipespe, que lhe garantiu o segundo lugar com 18% das intenções de voto.

Ritmo – O crescimento de João Campos está no ritmo estipulado pelos estrategistas da campanha socialistas. A expectativa é seguir crescendo até o término do primeiro turno, mesmo que num ritmo mais lento do que nos levantamentos anteriores.

Crescimento – Em Camaragibe, Beto Accioly tem chamado a atenção pelas grandes caminhadas como a deste domingo, que contou com as presenças dos deputados André Ferreira, Cleiton Collins e Joel da Harpa. O sentimento na cidade é que Beto polariza com a atual prefeita e já começa a se beneficiar com o voto útil para tentar virar a eleição.

Inocente quer saber – Quem ficará na segunda colocação para prefeito do Recife?

Fonte: Blog do Edmar Lyra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário